Transtornos psicológicos em jovens

A fase da puberdade e da adolescência é um período de muitas transformações na vida dos indivíduos, é o momento em que a pessoa sai da  infância, começa a enfrentar o mundo, a crescer interiormente, fazer suas próprias escolhas para depois entrar na vida adulta, que irá se refletir muito em tudo o que aconteceu durante esse tempo.

O período da adolescência é o mais difícil na vida de qualquer indivíduo, pois é nesse momento que sofremos diversas transformações, que começamos a enfrentar o mundo e conhecer todas as suas coisas boas e ruins. Muitos transtornos mentais e comportamentos inadequados podem surgir durante essa fase, sendo exemplos disso, o uso das drogas, a agressividade, a ingestão de álcool, cigarro, entre outros.

É essencial que a família, o grupo escolar e todas as pessoas que estejam presentes na vida do adolescente fiquem atentos às suas atitudes, pois somente assim será possível saber se o seu comportamento está sendo normal devido a sua idade ou se algo mais grave está acontecendo.

O que é uma adolescência “normal”?

Esse é o momento marcado pela rebeldia, onde a desobediência é o seu principal sintoma, pois é a fase da vida em que a pessoa se descobre como indivíduo separado dos pais, período em que fica muito eufórico, curioso, com diversas alterações de humor, de sentimentos, tal como o medo, insegurança, rejeição e a inadequação com seu próprio meio social.

É durante a adolescência que o indivíduo constrói o seu comportamento e caráter, muitas vezes se espelhando em seus pais, familiares ou em algum ídolo. Mesmo experimentando como é ser um adulto, o adolescente ainda não consegue tomar as decisões corretas e muito menos se desvincular dos seus pais, pois mesmo com tantas brigas, é junto a eles que a sua confiança aumenta, onde ele se sente seguro para pedir conselhos e voltar sempre que precisar.

A participação dos pais e do grupo escolar nessa fase é muito importante para alertar aos adolescentes o que é considerado certo ou errado no mundo, o que faz bem e o que faz mal, etc. Muitos transtornos sentimentais e comportamentos impulsivos são vistos enquanto os indivíduos são jovens, sendo que em alguns casos é necessário que tenham um acompanhamento psicológico para aprenderem a lidar com as novas situações da vida, para que posteriormente não sofram com nenhuma doença que afete a sua mente.

Principais transtornos vistos na adolescência

» Transtornos alimentares «

As principais doenças vistas nesse caso são a bulimia e a anorexia, onde os indivíduos possuem pavor de engordar e mesmo estando magros, se acham gordos. O tratamento dessas enfermidades costuma envolver acompanhamentos psiquiátricos, nutrólogos, fármacos antidepressivos e psicoterapia. A intervenção e apoio familiar na vida do adolescente também se faz muito necessário nesse momento.

» Transtornos de ansiedade «

Sintomas e tratamentos dos transtornos psicológicos que acometem os jovens
Transtornos psicológicos durante a adolescência.
(Foto: Reprodução)

As principais patologias desse transtorno são a ansiedade, fobia escolar, a obsessão, a compulsão, a síndrome do pânico, entre outros. Esses problemas costumam acompanhar o adolescente desde a sua infância. A médio e a longo prazo, esses fatores representam um grande risco para o convívio social dos indivíduos. O tratamento envolve basicamente psicoterapia, onde em alguns casos são utilizados alguns medicamentos controlados.

» Transtornos de conduta «

Transtorno acompanhado de comportamentos repetitivos de contrariedade com uma conduta completamente agressiva e desafiadora. Muitas vezes as atitudes dos indivíduos são graves, onde a rebeldia está sempre presente, além de se envolverem em situações de ilegalidade e violações do direito de outras pessoas. O seu tratamento envolve o acompanhamento e as intervenções familiares, consultas psicoterápicas e uso de medicamentos.

» Transtornos de humor «

As principais enfermidades vistas nesse caso são a tristeza, a melancolia, irritabilidade, perda de interesse ou prazer em suas atividades, insônia ou o sono demasiado, o ganho ou a perda de peso, uso de drogas lícitas e ilícitas e doenças depressivas. O seu tratamento envolve o uso de medicamentos em conjunto com a psicoterapia.

» Transtornos do uso de substâncias químicas «

A utilização das drogas lícitas e ilícitas é bem comum durante a adolescência devido a curiosidade dos indivíduos. A maioria das pessoas que ministram estas substâncias químicas acabam se tornando dependentes delas, onde fazem de tudo para tê-las, mudam completamente o seu comportamento quando estão sob seus efeitos e se tornam totalmente agressivas e ansiosas quando não as usam. O tratamento para esse transtorno envolve a educação e o apoio familiar, a psicoterapia, o uso de medicamentos e a internação do paciente.

» Transtornos psicóticos «

Uma das enfermidades mais comuns nesse caso é a esquizofrenia, onde o adolescente apresenta comportamentos totalmente diferentes das pessoas consideradas normais, com confusões mentais e diversos distúrbios frente a realidade em que vive. O seu tratamento envolve o uso de medicamentos controlados e internações hospitalares.

Dica

Fique sempre atento às atitudes dos indivíduos durante a sua adolescência, pois vários transtornos podem acomete-los. Caso ache necessário, procure ajuda médica para se informar mais sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.