Tontura ao acordar o que pode ser

A tontura é um mal estar sentido por várias pessoas, mas esse estado incômodo possui dois sintomas diferenciados – a vertigem, que cria a sensação de estar se movendo ou que o lugar esteja em movimento sem estar e o desfalecimento, outra sensação estanha em que a pessoa tem a forte impressão que poderá desmaiar. As sensações distintas advém de fatores diversos, dependendo da condição que se encontra cada organismo.

Em geral, as tontura não representa problemas graves de saúde, ainda pode ser facilmente melhorada, sem ter a intervenção de qualquer tratamento específico. Mas é sempre importante ficar atento aos sintomas e a frequência do eventos de tontura, pois algumas das causas podem e referir a questões mais sérias. O desfalecimento, por exemplo, pode estar associado a falta de irrigação sanguínea no cérebro.

Diversas alterações no organismo podem levar à tontura.
Perda de equilíbrio e vertigem caracterizam a tontura, e pode estar associada
à sérios problemas de saúde.

Essa ausência de sangue ainda pode estar ligada a queda rápida da pressão arterial, desidratação, durante crises alérgicas, resfriados ou por se levantar de forma rápida após ficar muito tempo sentada ou deitada. São muitas opções de indicativos para tontura, que vão de uma anemia a distúrbios neurológicos, circulatório, hormonais, e até mesmo o nível da taxa de açúcar encontrado no sangue.

Para ter um diagnóstico mais correto, é importante que a pessoa que venha a ter tonturas repentinas, informe o médico, pois ele terá que analisar outros sintomas, e possivelmente solicitará exames mais específicos, como exames de sangue, de imagem entre outros, que consigam apontar qual a causa mais provável. O uso de alguns medicamentos também causa tontura, por isso deve ser tomado com indicação médica e seguindo as orientações de uso.

Muitas pessoas sentem tontura ao se levantarem da cama, logo que acordam, e esse evento pode estar incluído em qualquer uma das possibilidades já citadas. A maior causa nessa situação é a falta de irrigação sanguínea, e para que não ocorra é importante tentar levantar-se lentamente e em seguida permanecer por alguns minutos sentado, para depois se levantar. Essa medida evita muitos casos de tontura e impede que a pessoa tenha alguma possível queda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.