Todo machucado inflama

Os machucados só sofrem processo de inflamação quando não são tratados e bem cuidados. Se a pessoa tiver a consciência de que cuidando da ferida ela estará evitando um problema inflamatório, isso será ótimo, mas se ela achar que aquele machucado é coisa boba e deixar pra lá, ele pode atrapalhar e muito por causa da fácil proliferação de bactérias no local.

Lavar com água e sabão neutro

Normalmente as pessoas só se preocupam com os machucados grandes e profundos, só que nós temos que estar atentos a todos eles, mesmo que seja um arranhãozinho superficial, pois através de um bom cuidado com a ferida é que evitamos qualquer inflamação nela, além de evitar o incômodo e aquelas dores chatas.

A primeira recomendação para qualquer tipo de machucado é que se lave com água e sabão neutro ou com soro fisiológico, pois essas substâncias ajudam a manter o local lesionado limpo, fazendo com que as bactérias se afaste do local, além de retirar todas as impurezas que penetrou naquela ferida. Depois disso, é recomendado que se passe um anticéptico e coloque um band-aid na superfície para que o machucado não fique totalmente coberto e abafado, pois quando ele está úmido, as bactérias se infiltram com agilidade para dentro da ferida.

Pontos

Já nos machucados mais profundos, que não param de sangrar, é necessário que o paciente procure ajuda médica para que a ferida seja fechada – através dos pontos -, depois disso, lembre-se sempre de fazer uma boa higienização no local, para que ele cicatrize mais rápido e que não deixe marcas.

O processo de cicatrização é dividido em 3 fases:

* Inflamatória: dura cerca de 72 horas, tempo em que as dores são mais constantes;

* Regenerativa: dura até 14 dias, o sistema de proteção do corpo é ativado e processos são feitos para a regeneração da pele;

* Reparativa: pode durar até 6 meses, é a fase em que a cicatrização é realmente finalizada. Nesse período é normal que o ferimento comece a coçar, a região comece a ficar um pouco avermelhada.

Dicas

Band-aid

* Evite retirar as casquinhas dos machucados, elas são feitas de sangue seco e ajudam a ferida a cicatrizar mais rápido e evita o contato com as bactérias.

* A melhor forma de cuidar de qualquer ferida que possa aparecer eventualmente é seguir os cuidados básicos. Se tiver filhos é recomendado que tenha sempre um vidrinho de soro fisiológico pequeno, gazes ou algodão, um anticéptico e um band-aid para a limpeza e para fazer o curativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.