Tipos de jogos recreativos de educação física

Jogos recreativos são perfeitos para crianças que necessitam de uma atividade física  principalmente nas aulas de educação física  pois muitas vezes é difícil explicar para uma criança as regras de um esporte já formado, por isso jogos recreativos são tão populares, pois são simples e muito divertidos e exercitam bastante as crianças.

Veja aluns jogos simples que você também provavelmente já brincou na sua infância.

atividades

Pega-Pega

Essa é uma das brincadeiras mais populares que existem, basicamente consiste em pegadores e aqueles que serão pegos, existem muitas variações desses jogos, mas no mais geral, uma criança e a pegadora e assim que toca outra criança ela se tornara a pegadora até tocar outra criança novamente, uma das grandes vantagens desse jogos é que o numero de jogadores é ilimitado.

Coelhinho sai da Toca

Deve-se espalhar vários arcos pelo local onde será realizada a brincadeira, podem ser bambolês ou simplesmente desenhados no chão, algumas crianças ficarão dentro dos círculos, ao sinal dado pelo professor, as crianças deverão sair das marcações (suas tocas) e procurarem uma nova.

Pega Bandeira

As crianças devem ser divididas em dois grupos iguais, admitindo um jogador a mais em um tima caso a quantidade seja impar, com o campo estabelecido, duas bandeiras devem ser postas no final de cada campo, o objetivo é capturar a bandeira do time adversário e voltar para o próprio campo, os participantes devem passar pela vigilância do time adversário  caso sejam pegos fora do seu campo, serão congelados, e devem permanecer assim até que alguém do seu time o toque.

Corrida com Saco

Os jogadores devem vestir um saco pelos pés até a cintura, depois se colocarem em uma determinada linha de marcação, assim quando for dado o sinal, eles devem correr pulando até a linha de chegada.

Queimada Invertida

Semelhante a queimada, deve-se dividir dois grupos iguais, cada um em um lado da marcação, aquele que for atingido por uma bola passa para o time adversário, no final ganha que tiver mais pessoas no seu time.

Pega Faixa

Cada criança deve receber uma fita ou um balão, o objetivo e capturar a faixa ou estoura o balão do coleguinha, isso sem segurar ou agarrar em roupa ou parte do corpo, só pode-se pegar a faixa ou tentar agarra o balão, ganha o ultima que estiver com faixo ou com o balão inteiro.

Esconde-Esconde

Cada criança deve ser esconder em um local, enquanto um colega começa a contar de olhos fechados, depois de conta o coleguinha deve encontrar os outros, se alguém conseguir correr até o local da contagem (pode ser um muro por exemplo) e disser 1,2,3 salve eu, ela estará salva, caso o ultimo coleguinha se salve e diga 1,2,3, salve todos, quem contou deve começar de novo, caso não aconteça, o primeiro que foi pega será o próximo a contar.

Cobra-Cega

Depois de tirar a sote uma criança deve ser escolhida, ela terá os olhos vendados e será girada, completamente vendada ela deve procurar os outros colegas na sala, o primeiro a ser pego será a próxima cobra-cega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.