Tipos de bife para fritar

Fritar um bom bife pode ser algo fácil com a escolha certa do corte da carne, mas é preciso reconhecer os cortes e saber se a carne tem qualidade. Em países como o  Brasil, é comum haver abatedouros ilegais, principalmente em regiões mais distantes, esse tipo de abatedouro pode contaminar a carne e provocar várias doenças para quem a consome. Portanto na hora de comprar a carne, escolha uma com o selo do INMETRO e não compre qualquer coisa em açougue qualquer.

bife feito com carne de qualidade
Carne ao ponto (foto: reprodução)

Entre os principais cortes feitos para o bife temos:

Contra-filé: bem usado, conhecido pelas gordurinhas laterais, apesar de ser uma carne mais usada para churrasco, a mesma pode ter variações de corte como o T-bone, chuleta, bisteca e etc.

Alcatra: pode ser uma opção deliciosa se bem cortada. Em apenas um corte pode conter até cinco tipos de carne, tais como: maminha, baby beef, picanha, tender steak e o top sirloin.

Patinho: é conhecido por ter um corte fino e grande, muito usado no preparo de bife a milanesa.

Coxão Mole: uma das carnes que foi usada durante anos para preparo do bife, um pouco mais macia do que a patinho e com muito sabor por ser uma carne com gordura.

Coxão Duro: carne grande e com poucas fibras tirada do músculo, não é a mais indicada para bife, geralmente tem seu uso em caldos, cozidos, ensopados, carne moída.

Filé Mignon: conhecida por ser o melhor tipo carne  e a mais cara.  Trata-se de uma carne fina e com pouca gordura, o seu sabor vai depender muito do acompanhamento.

 Com tantos tipos de carnes o que mais vale e variar na hora da receita. É preciso lembrar que cada tipo de carne tem um corte especifico e que se não for feito corretamente prejudica a qualidade e o sabor da mesma. Antes de comprar qualquer carne observe bem o prazo de validade e a aparência dela, as mais amareladas são de animais já velhos e são mais duras que as outras. Uma boa dica na hora de fritar o bife é deixar os temperos por último e fazer pequenos cortes na carne para que ela não perca o tamanho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.