Tinta de caneta causa câncer

Quem nunca desenhou ou escreveu algo no corpo com caneta na infância e foi avisado pelos familiares que esse produto continha compostos que eram prejudiciais a saúde e que podiam desenvolver até mesmo um câncer?

Esse ditado popular não é classificado como um mito, mas precisa ter um contato maior com o DNA humano ou de animais para desenvolver o câncer.

Violeta de metila é o nome dado as substâncias presentes em uma classificação de corantes, onde ela é utilizada em grande escala para dar tons profundos em tinta de impressão e pinturas. Esse composto é muito utilizado nas canetas esferográficas azuis.

Essa substância tem grande habilidade de se ligar ao DNA e por esse fator é muito utilizada em ciências biomédicas, onde são usadas para ensaios de viabilidade celular. Essa ligação pode causar rupturas no processo de replicação do DNA, podendo levar o indivíduo a obtenção de câncer ou a adquirir mutações.

Classificação

Caneta azul

* Tetrametila: possui quatro metilas e é conhecida como Violeta de metila 2B;

* Pentametila: possui cinco metilas e é conhecida como Violeta de metila 6B;

* Hexametila: possui seis metilas e é conhecida como Violeta de metila 10B.

Em medicina a hexametila ou Violeta de metila 10B também é reconhecido como Violeta de genciana. É o composto ativo na coloração de Gran, utilizado para classificar bactérias. Ela destrói células e é utilizada em desinfetantes de intensidade moderada.

A Violeta genciana é muito venenosa também para vários animais e por esse motivo não deve ser utilizada para desinfecção da pele destes animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.