Teorema de Pitágoras explicação e fórmula

O teorema de Pitágoras pode ser considerado uma das maiores descobertas matemáticas da história. Devido a esse teorema, outras descobertas foram possíveis.  Pode parecer algo bem simples aos olhos de nossa sociedade atual, mas o teorema de Pitagoras foi de extrema importância para várias outras teorias e fórmulas que possibilitaram a modernidade.

pitaguras

O principio do Teorema de Pitagoras e talvez um dos mais básicos da geometria. Em todo triangulo retângulo, a soma dos quadrado dos catetos será igual ao quadrado da hipotenusa, a² + b² = c² que é um cálculo simples mas de extrema importância. Com base neste simples cálculo  foi possível medir a distância da Terra até o sol.

O teorema é muito conhecido, justamente por ser simples e exato. Não há contradições, sempre que você tiver um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa sempre será o igual a soma do quadrado dos catetos. As suas aplicações práticas são várias, entre elas a mais usada  era para medir a distância entre dois pontos. Com o passar dos anos fórmulas mais elaboradas foram surgindo, inclusive teorias que possibilitavam a aplicação em triângulos de todos os tipos.

Para compreender melhor como funciona o teorema vejamos um exemplo:

Em um triângulo equilátero temos o valor do cateto adjacente 2 e o cateto oposto 3, qual o valor da hipotenusa?

logo teremos: 2² + 3² = h²

4 + 9 = h²

13 = h²

h = √13

h = 3.60555127546

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.