Sisu pronatec inscrição

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi instituído pelo Governo Federal em 2011 e tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnologia,  os cursos oferecidos pelo Pronatec são gratuitos e preparam o cidadão para o mercado de trabalho, existem três tipos de curso, são eles:

  • Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano.
  • Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano.
  • Formação inicial e continuada ou qualificação profissional para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.
Sisu e pronatec
Sisutec
foto: reprodução

Para quem pretende fazer o Pronatec terá que se inscrever pelo (Sisutec) Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, ele é oferecido pelo Mec como forma de integrar as pessoas mais carentes ao mercado de trabalho. Aos querem se inscrever pelo Sisutec deverão ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter um bom desempenho no exame, somente no inicio desse ano foram oferecidas 291 mil vagas.

Para se inscrever no Sisutec o aluno precisará da sua inscrição e senha que foram utilizados no ENEM. Para quem quer pegar as vagas remanescentes, deverá se inscrever até o dia 13 de abril nesse endereço: http://sisutecinscricaoonline.mec.gov.br/inscricao-online/pesquisar-vagas, caso pretende se inscrever na segunda remessa de curso deverá esperar, provavelmente, até agosto na segunda edição do Sisutec.

O Pronatec oferece diversos cursos, é preciso conferir no site para saber quais os cursos que existem em sua cidade e região. Os cursos do Pronatec são oferecidos nos seguintes locais:

  • Institutos Federais
  • Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais
  • Redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac
  • Universidades privadas
  • Escolas técnicas privadas

Depois de fazer a inscrição basta comparecer no curso. Os cursos, geralmente, tem a duração de um à dois anos e vai depender da área que lhe interessa. Para mais informações basta acessar esse link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.