Roséola infantil

A roséola ou exantema súbito é uma das enfermidades mais comuns apresentadas pelo público infantil – em crianças entre seis meses e três anos de idade -, onde compreende a manifestação de uma infecção viral infecciosa que reproduz sintomas extremamente desconfortantes.

Essa enfermidade aparece repentinamente, deixando os pais e/ou responsáveis muito preocupados, porque o quadro de saúde do pequeno piora de repente, com a aparição de desconfortos frequentes, podendo ser eles leves, moderados ou intensos.

Causas

Os principais motivos que ocasionam a roséola infantil são os herpes vírus humanos, tipo 6 e 7. Esses micro-organismos se encontram no ar, saliva e secreções, por essa e outras razões essa doença é considerada contagiosa – mesmo que o enfermo não apresente nenhuma erupção, ainda assim poderá transmitir o vírus.

Sintomas

Roséola infantil
Criança doente.
(Foto: Reprodução)

» Febre alta;
» Erupções cutâneas;
» Fadiga;
» Diarreia;
» Dor de garganta;
» Corrimento nasal;
» Ínguas no pescoço;
» Irritabilidade;
» Perda de peso inexplicável;
» Inchaço das pálpebras.

Observação: Os sinais desse distúrbio costumam se apresentar entre o 5° ao 15° dia após a infecção.

O que fazer?

Assim que os sintomas começarem a surgir, um pediatra ou clínico geral deverá ser procurado rapidamente. O diagnóstico para a constatação da doença irá envolver a anamnese, avaliação clínica, análise dos sintomas, exames de sangue para a observação dos anticorpos.

Tratamento

Os métodos de tratamento que auxiliarão na contenção da doença e dos desconfortos são o consumo constante de água, repouso, banho morno e compressas frias para abaixar a febre, uso de medicamentos.

Complicações

As crianças expostas a essa patologia poderão apresentar quadros de convulsão se as temperaturas dos seus organismos subirem repentinamente. Os pequeninos que possuírem imunidade baixa ou já tiverem realizado transplante de órgãos ou de medula poderão desenvolver infecções piores, como inflamações generalizadas, encefalite e outras complicações graves.

Prevenção

Não existe nenhum método de prevenção para essa doença, por isso, é essencial que os enfermos sejam afastados dos indivíduos saudáveis, para que a virose não os acometam. Lavar bem as mãos, os alimentos e evitar o contato com os agentes causadores são as melhores maneiras dos pais e/ou responsáveis evitarem o contágio com o vírus.

Observação: Após uma vez infectada e curada, a pessoa não costuma apresentar a roséola novamente, porque o corpo cria anticorpos mais resistentes que não permitem o acometimento do organismo.

Aviso!

Todas as descrições contidas nessa matéria servem de uso para pesquisas. Para obter maiores informações, é recomendado que a ajuda médica seja procurada. Quanto mais rápido esse apoio for buscado, menos prejuízos serão provocados a estrutura corporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.