Revolução cubana resumo

Anteriormente, Cuba era uma das últimas nações que ainda era dependente do continente americano, somente com a ajuda de José Martin e com o auxílio direto das tropas norte-americanas o país se proclamou como um Estado independente. A presença dos norte-americanos durante esse período fez com que surgisse a criação de um grande laço político com os EUA, onde os estadunidenses pretendiam garantir a curto e a longo prazo todos os seus interesses na ilha centro-americana.

Tempos após essa forte parceria política, era possível observar as primeiras intervenções dos EUA em Cuba, tal como a criação da Emenda Platt, que assegurava o direito do país norte-americano sobre o território cubano. Com o passar dos anos, era possível observar que Cuba estava sendo tomada por grandes empresas estadunidenses, o que ajudou muito na instalação de um Estado subserviente e fragilizado.

1950

Revolução Cubana
Os lideres da revolução cubana: Ernesto Che Guevara e Fidel Castro.
(Foto: Reprodução)

Mesmo após anos da independência cubana, o país ainda era invadido por tropas militares norte-americanas. Relatos afirmam que isso só teve fim na década de 1950, onde o general Fulgêncio Batista com o apoio dos EUA, empreendeu um  regime ditatorial, considerado ainda explicitante. O governo de Fulgêncio foi marcado por sua negligência em relação as necessidades básicas de todo o povo cubano e pela brutalidade e repressão com que eram tratados os seus inimigos políticos e todos que lhe representasse alguma ameaça.

Durante esse processo, a maior parte da população cubana passava por momentos difíceis, com grandes problemas sociais, salvo a sua minoria que se esbanjava quase todos os dias e noites nos nigth clubs e nos grandes cassinos, lugares cheios de luxo e riqueza. Devido a todos os acontecimentos que eram vividos na época, vários guerrilheiros se agruparam para tomar o governo de Fulgêncio.

1956 à 1959

Uma das tropas que obtiveram mais destaque nesse processo foi a de Fidel Castro, Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos e cerca de mais 80 homens. Todos ali lutavam contra vários focos de luta contra as forças armadas do governo atual. Durante os anos de 1956 à 1959, essa tropa conseguiu vencer diversas batalhas e conquistar várias cidades cubanas. Somente no ano de 1959 o governo de Fulgêncio Batista teve fim, onde o grupo procurava estabelecer um Estado novo, onde seu regime fosse tido visando a melhoria de vida dos cidadãos mais necessitados do país.

O grupo apoiava e defendia várias propostas, sendo duas das principais o controle governamental sob as indústrias de Cuba e a ampla reforma agrária. Ambas as propostas contrariava e muito os EUA, país que começou a punir os cubanos devido as suas novas escolhas governamentais, tal como a suspensão de importações do açúcar cubano.

Através de todas as pequenas privações que os EUA realizava sobre Cuba, o governo de Fidel teve que se aproximar do bloco soviético, para que assim pudesse continuar dando sustentação ao novo poder que estava sendo instalado naquele momento. Todo esse processo fez com que surgissem várias retaliações dos EUA, onde John Kennedy (governante norte-americano da época) rompeu ligações diplomáticas com o país.

1961

O rompimento dessas ligações se fez no início do ano de 1961, onde logo em seguida teve uma tentativa de contra golpe (sem sucesso) de um grupo revolucionário dos EUA, que tentou instalar uma guerra civil, chamada de Baía dos Porcos. Após esse processo, Fidel juntamente ao seu governo, reafirmou os laços com a URSS, fazendo de Cuba enfim um país socialista.

Para que outros países não seguissem o mesmo caminho que Cuba, os EUA criou um pacote de ajuda econômica para várias outras nações latino-americanas, chamado de Aliança para o Progresso.

1962

No ano de 1962, a URSS tentou fazer com que Cuba se transformasse em um importante ponto estratégico, onde afirmavam que ali existia uma suposta instalação de mísseis que estavam apontados para os EUA, podendo ser disparados casso alguma ameaça acontecesse contra eles. Esse processo foi chamado de crise dos mísseis, marcando a Guerra Fria e instalando o isolamento do bloco capitalista com Cuba, agora mais que nunca socialista.

1990

A economia cubana se mantinha nesse período devido a sua grande parceria com a reforma socialista e suas nações, onde firmou vários acordos e conseguiu vários auxílios da URSS. Durante esse período, vários projetos voltados à área da saúde e educação foram estabelecidos em Cuba, melhorando as condições de vida de toda a população. Porém, no ano de 1990, houve uma grande queda do governo socialista, fazendo assim com que uma instabilidade acontecesse na região, exigindo uma reformulação de toda a economia política local.

Principais consequências da Revolução

• Reforma agrária;

Melhoria dos sistemas da saúde e da educação;

Nacionalização das empresas e dos bancos.

Curiosidade

Somente no ano de 2008 o governante Fidel Castro saiu de sua presidência. Nesse período acontecia ainda as eleições para presidente onde um dos candidatos era Barack Obama. Com isso, diversos analistas políticos achavam que seria possível uma nova reaproximação entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.