Revolta da chibata resumo completo

A revolta da chibata foi um movimento que se deu logo após a independência do Brasil, mais especificamente em 1910. Foi provocada por marinheiros que estavam insatisfeitos com o tratamento que recebiam e com as punições físicas que eram dadas devido a mal comportamento ou erros no trabalho. Um grande fato que pode ter servido de influência nesse tipo de punição foi que, mesmo após a abolição do trabalho escravo em 1888, a maioria dos marinheiros eram negros e segundo as forças militares, a chibata era uma forma de impor disciplina.

revoltas populares do Brasil
revolta da chibata
foto: reprodução

O inicio da revolta começou em 15 de novembro quando o marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes foi condenado por levar cachaça a bordo e ferir um dos seus companheiros. Ao invés das vinte e cinco chibatadas como eram de costumes, ele foi condenado a duzentos e cinquenta chibatadas, um exagero na punição. Vendo o ato desumano que estava ocorrendo, um comitê revolucionário foi formado com intuito de tomar as embarcações sem causar nenhuma morte.

Apesar dos esforços a revolta acabou sendo violenta e  três oficiais e quatro marinheiros morreram. Seis navios estiveram sobre o poder dos revolucionários ao comando de João Cândido Felisberto. No dia seguinte o pedido do fim da chibata foi feito sobre a ameaça de um bombardeio na cidade do Rio de Janeiro. Após 4 dias de longas negociações a anistia dos marinheiros foi aceita, mas logo após se entregarem um outro decreto declarava a expulsão dos mesmos.

Iniciou-se uma série de especulações sobre uma segunda revolta, pois apesar da chibata ter sido banida o governo prosseguia com maus tratos e estavam expulsando marinheiros. Depois de conturbadas revoltas em outros navios, cerca de 2000 mil marinheiros foram expulsos e não se sabe ao certo quantos foram mortos. Mas pelo menos 16 marinheiros foram mortos por asfixia por uso de call nas celas. João Cândido Felisberto recebeu a anistia Post-Mortem, essa revolta foi um grande passo para mostrar o poder das classes menores no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.