Ressonância magnética com contraste preço e perigos

O contraste é utilizado nas ressonâncias para dar maior visibilidade dos vasos sanguíneos e tecidos aos médicos. Além disso, ainda auxiliam a identificar lesões, tumores e ainda aumentam as chances de curo do indivíduo. Ele faz parte da última etapa do exame e é responsável na maioria dos casos por distinguir um tumor, dizendo se ele é maligno ou benigno.

Mesmo não emitindo radiação, é necessário que se tenha alguns cuidados em relação a ressonância magnética, principalmente se ela tiver contraste. É muito importante ressaltar que esse exame NÃO PODE SER REALIZADO em pessoas que possuam próteses dentárias, válvulas cardíacas, implantes auditivos, insuficiência renal, entre outros.

Em alguns casos, os pacientes podem ter coceiras e vermelhidões por causa de um dos componentes do exame, o gadolínio. Esse componente é menos inofensivo que iodo, mas pode causar algumas reações.

Ressonância magnética com contraste (Foto: Reprodução).
Ressonância magnética com contraste (Foto: Reprodução).

Alguns pacientes chegaram a óbito após realizar o exame com esse contraste, mas ainda não se sabe a razão dessa causa alérgica e tampouco mortífera. Pesquisadores calculam que apenas 0,01% das pessoas que passam por esse processo apresenta uma reação mais grave.

Para realizar a ressonância magnética com contraste, o paciente deve estar com pelo menos 6 horas de jejum. Todo o exame demora cerca de 20 a 50 minutos. Na maioria desses procedimentos o indivíduo consegue voltar a realizar suas atividades diárias no mesmo dia. O contraste é eliminado pela urina em um prazo de até 24 horas.

O preço desse procedimento com contraste custa em média cerca de R$ 1.600,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.