Regras básicas do futsal:fundamentos e tudo sobre o esporte

Os primeiros chutes na modalidade esportiva que hoje conhecemos como futsal foram dados no Uruguai na década de 30, uma adaptação do futebol tradicional as quadras de vólei e basquete da região. A bola tradicional mostrou-se inapropriada para a nova prática futebolística, e aos poucos essa foi sendo adaptada tornando-se menor e mais pesada.

No começo o futsal recebia o nome de futebol de salão, e possuía uma federação própria a FIFUSA, contudo, a FIFA mostrou-se interessada em anexar o esporte aos seu controle em meados dos anos 80, atitude que no início foi combatida pela FIFUSA, mas que posteriormente cedeu as pressão. As principais mudanças feitas pela FIFA além de mudar o nome do desporto para Futsal, foi instaurar que o arremesso lateral só poderia ser cobrado com os pés, a permissão para o goleiro sair da area e a validação de gols feitos de dentro da area.

O esporte envolve uma disputa entre equipes, contendo em quadra cinco jogadores cada uma, um esporte coletivo que  tem como objetivo principal o gol. Cada partida dura 40 minutos de bola rolando, assim quando a bola por algum contingência de jogo se encontra fora de jogo o cronometro é parado. São dois tempos de 20 minutos e 10 minutos de intervalo.

O futsal é um esporte muito rápido e bastante dinâmico por conseguinte exige muita habilidade dos pés do jogador, é importe destacar que assim como no futebol apenas o goleiro pode utilizar as mãos nas situações de jogo. Uma das características que mais chama atenção nessa modalidade é a plástica, os dribles desconcertantes juntamente com a velocidade das ações credita a esse esporte uma beleza singular.

Substituições

No futsal as substituições são ilimitadas, além dos jogadores em quadra cada time conta com nove reservas que podem ser utilizados conforme a tática do técnico  a bola nem precisa estar parada para que as substituições ocorram, tornando o jogo mais intenso e fluido.

Se um dos jogadores for expulso com um cartão vermelho, poderá sim substituído, mas só depois de transcorrido dois minutos com o contingente inferior, ou até o time com um a menos levar um gol.

Faltas

As faltas no futebol de salão são acumulativas, a partir de cinco faltas sofridas as cobranças passam a ser feitas em tiro livre direto, ou seja, sem barreira, quatro metros atrás da marca do pênalti ou do local da falta. As punições pelas infrações podem ser uma advertência verbal, punição com o cartão amarelo e com o cartão vermelho.

futsal
Falcão é o maior ídolo brasileiro, se não mundial, no que tange o futsal.

Goleiro

Os goleiros são uma figura muito importante no futsal, posição também que foi alvo das principais mudanças normativas, atualmente o guarda metas possui apenas quatro segundo para colocar a bola em jogo, e pode arremessar a bola para todos os locais da quadra e não pode receber ela de volta na forma de recuo.

Outra função interessante que envolve os goleiros, mecanismo muito utilizado pelas equipes e que quase sempre influi no resultado  o uso do goleiro linha, com isso o time fica mais ofensivo tendo um jogador a mais para atacar, o problema é que com isso a equipe fica mais exposta a contra-ataques, sendo portanto uma pratica um tanto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.