Raio pode cair duas vezes no mesmo lugar

Há muitos anos, a expressão “um raio não cai no mesmo lugar” é dita por pessoas de várias faixas etárias, principalmente pelos mais antigos mas será que essa afirmação é verdadeira? Segundo cientistas e pesquisas levantadas por eles, essa frase se trata apenas de um mito, sendo uma inverdade, isso porque um raio pode vir a atingir um mesmo ponto.

Raio pode cair duas vezes no mesmo lugar
Representação de um raio caindo.
(Foto: Reprodução)

As chances disso vir acontecer são classificadas como pequena e média (em alguns casos), um bom exemplo disso é o prédio Empire State Building, em Nova York (EUA), que é atingido por aproximadamente 25 raios por ano. Uma das razões que ajudam a propiciar esse acontecimento é a elevada altitude e o isolamento dessa estrutura, que também se manifesta em árvores por todo o mundo.

A explicação científica dada em relação aos raios que caem nos mesmos locais ou em suas proximidades, é a concentração de campos e cargas elétricas nas extremidades de determinados objetos e áreas que atraem com mais intensidade a eletricidade, como para-raios, prédios altos, árvores, lugares com ambientes muito abertos e estruturas isoladas.

Por estes e outros motivos indica-se que, em dias de chuvas moderadas, fortes e tempestades,  as pessoas evitem permanecer em extensões que possuam as características descritas acima, para evitar possíveis transtornos e o acometimento de descargas elétricas, ação que pode  promover sérios danos à saúde do indivíduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.