Quem criou a Sociologia

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, conhecido mais como Auguste Comte, nasceu em 1798 e morreu em 1857, sendo um filósofo francês e criador da Sociologia e do Positivismo. Compreenda que o Positivismo, foi baseado no distanciamento da teologia ou metafísica da existência humana.

Para Comte, a solução dos problemas sociais era que cada indivíduo entendesse que estavam passando pelas mesmas fases históricas, pois diante as mudanças econômicas, políticas e culturais, ocorreram outras mudanças significativas, principalmente em relação as tradições.

A sociologia iniciou-se no século XIX, porém o seu surgimento está historicamente vinculado ao capitalismo moderno. A intenção da sociologia, especificamente naquela época, era compreender as mudanças e explicá-las.

Livros um em cima do outro

Sendo assim, para Comte, a sociologia é o estudo dos fatos sociais e foi Émile Durkheim (1858 – 1917), quem se apegou a essas ideias, levando em consideração os fatos sociais e suas características, logo, para Durkheim, os fatos sociais deveriam ser estudados de maneira singular, posto isto, a Sociologia dá um passo importante ao ser considerada uma ciência.

Karl Marx (1818 – 1883), também teve um papel importante para a Sociologia, pois sua ideia era analisar e estabelecer explicações para os problemas da época, como o desemprego, miséria e desigualdades sociais, posto isto, Karl não tinha a intenção de colocar ideias novas para a Sociologia.

Max Weber (1864 – 1920), junto de Durkheim, estavam a favor do posicionamento referente ao método cientifico. Porém, Durkheim depositava sua atenção em relação a análise objetiva da sociologia, enquanto Weber, seguia a compreensão da ciência, diferenciando da análise crítica de Marx. Weber, teve papel fundamental para o surgimento da profissão de sociólogo, pois direcionou as ciências sociais para a imparcialidade.

Importante

• Sociologia é a área das ciências humanas, que foca no comportamento humano em relação a associações, grupos e instituições.
• A sociologia possui base teórico-metodológica, que foca no estudos dos fenômenos sociais para explicar e analisar a relação dos seres humanos.
• A sociologia tem o objetivo de entender as diferentes sociedades e culturas, ou seja, a sociologia foca nas formas humanas de interação.
• A sociologia abrange desde as relações familiares, como também organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade e até mesmo comportamento religioso.
• A sociologia serve como conhecimento por seus conceitos, teorias e métodos, que podem explicar as situações do cotidiano.
• Os filósofos tentavam entender o que unia os grupos sociais e também o que desintegrava grupos sociais.
• A sociologia coloca em questão também: raça, etnia, classe e gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.