Quanto tempo posso trancar a faculdade federal

As faculdades federais possuem normativas que devem ser respeitadas por todos os seus componentes. Um dos procedimentos legais e que deve ter estudado com atenção é o trancamento de matrícula, que possibilita o estudante se afastar da rede de ensino por um tempo máximo de 4 períodos/semestres, ou seja, 2 anos.

Quando essa margem é ultrapassada, o indivíduo perde a vaga em seu curso e também na faculdade, tendo que realizar um novo vestibular para tentar ingressar novamente. É importante que antes do trancamento, o aluno vá até a coordenação da modalidade que está incluído e procure saber todos os detalhes desse processo antes de executá-lo.

Como solicitar?

A petição do trancamento da matrícula só poderá acontecer na data expressa no Calendário Acadêmico, onde o estudante terá que se destinar até a Secretaria Acadêmica e fazer o seu requerimento.

Quanto tempo posso trancar a faculdade federal
Cadeados representando o trancamento de matrícula.
(Foto: Reprodução)

Dicas importantes

Sair da faculdade por um tempo sem nenhum motivo, é considerado como uma prática impensada e que pode vir a gerar desvantagens posteriormente. Veja a seguir alguns pontos que devem ser considerados nesses casos:

» Observe se existe ou existirá alguma mudança na grade horária do curso, pois caso isso aconteça, disciplinas a mais poderão ser inseridas nessa modalidade quando o aluno retornar;

» Todos os estudantes tem um tempo limite de permanência nas faculdades, assim como a quantidade de créditos que devem ser cursadas por semestre. Faça um cálculo médio das disciplinas que faltam ser cursadas e veja se o trancamento não atrapalhará esse processo;

» Evite trancar a matrícula no meio de semestres e/ou quando estiver cursando uma matéria muito importante, isso poderá atrapalhar a sequência de estudo das disciplinas.

ATENÇÃO!

O período de trancamento pode se estender por mais 1 ano (2 semestres), caso seja comprovado para a instituição os motivos de força maior que levam o aluno a se ausentar das aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.