Quanto custa um exame das trompas

O exame de trompas tecnicamente chamado de Histerossalpingografia, é indicado para fazer o diagnóstico sobre a presença de obstruções nas trompas. Esse tipo de exame é muito importante, uma vez que estando com o caminho fechado, é quase impossível acontecer uma ovulação, ou seja, a mulher não consegue engravidar naturalmente. É feito um raio-x da cavidade uterina e também das trompas com o auxílio de uma injeção com líquido de contraste iodado.

Logo é inserido um catéter de espessura fina para detectar alguma problema nas trompas e verificar a anatomia das mesmas. A qualidade de informações sobre essa região do organismo feminino é muito reconhecida, pois além desses detalhes ainda pode fornecer dados sobre a anatomia uterina, presença de útero bicorno, unicorno, septado, entre deformações e a presença miomas.

exame ginecológico
Em algumas clínicas, o exame pode durar cerca de 15 minutos.

O exame deverá ser realizado entre o 8º e o 10º dia do ciclo, para que o período fértil não sofra qualquer intervenção. A mulher se dispõe na maca específica e coloca em posição ginecológica, o exame dure em média de 20 a 30 minutos. No caso de existir alergia ao iodo, é importante que o médico saiba antes de realizar o exame, como precaução sobre problemas eventuais.

Outras recomendações são prescritas para se fazer corretamente a histerossalpingografia. Entre elas está a limpeza do intestino no dia anterior, podendo utilizar laxantes, auxilia na retirada de fezes e também de gases da região pélvica, o que facilita a visualização das imagens.

Após os exames, é recomendável fazer abstinência de relação íntima de no mínimo 3 dias, pois em alguns casos surgem reações como cólicas, hemorragia vaginal, tontura entre outros.

O valor para realização do exame de histerossalpingografia, depende muito da clínica especializada e da região. Pessoas que possuem plano de saúde, podem ser beneficiados como a cobertura total ou parcial do exame. No entanto, por se tratar de um procedimento simples, porém delicado, se custo é um pouco alto. Em média, o exame de histerossalpingografia fica em torno de R$ 150,00 à R$ 300,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.