Quando o bebe aprende a andar ?

Assim que os bebês nascem, avistamos somente uma pequena criança ingênua que deve ser protegida e bem cuidada, mas com o passar dos meses é possível perceber o quanto seu desenvolvimento avança depressa e que se não ficarmos ligados, poderemos perder os melhores momentos!

Dentre as modalidades de aprendizagem, uma das que mais emocionam os pais, sendo uma glória para todos é quando o pequenino começa a dar seus primeiros passinhos. Essa é uma das maiores vitórias em busca da sua independência.

Mas quando isso acontece?

Nos primeiros meses de vida o bebê vai ganhando pouco a pouco algumas habilidades corporais, conseguindo manipular as suas coordenações motoras, processo que gera mais resistência aos músculos, fazendo com que ele consiga levantar a cabecinha, se virar, sentar e engatinhar.

Desse ponto em diante (por volta dos 8 meses aproximadamente) é a fase em que a criança começa a se apoiar nos objetos para ficar em pé. Os primeiros passos acontecem entre os 9 à 12 meses, mas somente com cerca de 1 ano e 3 meses andam com perfeição.

Quando o bebe aprende a andar ?
Mamãe segurando o bebê para que ele caminhe.
(foto: Reprodução)

Observação: Em alguns casos, os bebês podem vir a andar apenas com 1 ano e 4 ou 5 meses. Segundo a observação de pediatras, isso é absolutamente normal, já que nenhum indivíduo se desenvolve da mesma maneira que o outro.

É relevante que os pais e pessoas do convívio do bebê estimulem seus instintos, fazendo com que eles sintam confiança tanto para começar a andar, quanto para falar e aprender as curiosidades que estão impostas no dia a dia.

Quanto as formas de encorajamento mais utilizadas pelas mamães e papais, as que mais dão certo nesse processo são:

Deixe o pequenino no chão para que explore tudo o que está ao seu redor, mas mantenha-se sempre atento ao que ele está fazendo para que não se machuque.

Segure as suas mãozinhas e caminhe devagarzinho com ele, mostrando como é que se faz – nunca solte-o de uma vez.

Pegue objetos que a criança goste e afaste dela, incentivando para que chegue até você. Leva-la a um local diferente do habitual também pode auxiliar nisso.

Se ver que o bebê irá cair, chame atenção com cuidado. Se tratar de maneira agressiva ele se assustará, poderá se machucar e desenvolver um  trauma, demorando mais a andar.

Prefira deixar a criança com roupas leves e descalça, assim ela terá mais contato com o chão, se sentindo mais segura.

Atenção!

Se você vem percebendo que seu filho está demorando muito para desenvolver essas e outras aptidões, procure a ajuda de um pediatra e faça análises específicas do quadro, alertando ou não a presença de possíveis patologias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.