Qual o principal comburente para o fogo

O fogo se dá devido a uma reação química entre três componentes químicos, o combustível, o calor e o comburente. Quando todos entram em contato, é ainda necessário que a temperatura seja acessível para fazer a queima do material destinado – o combustível -, e assim a reação acontece, processo denominado de combustão.

O combustível é a matéria ou produto que sofrerá alterações para entrar no processo de combustão, podendo ser um papel, uma estopa, uma madeira, um pano, uma tinta ou alguns metais;

O comburente é o componente que possivelmente ao entrar em contato com o combustível, proporcionará o processo de combustão. No caso do fogo, o principal comburente é o oxigênio – O2;

A temperatura – calor – em que os corpos entram em combustão é o terceiro fator essencial para que o processo funcione. A temperatura de ignição se dará quando o combustível, em contato com o comburente, passar por uma temperatura elevada, acima da que o combustível é capaz de queimar. Existem três tipos de temperatura, veja abaixo.

Tipos de temperatura

* Ponto de Ignição: Temperatura necessária para inflamar o combustível;

* Ponto de Combustão: Temperatura elevada do combustível, onde ele se desprende das fontes de vapores, fazendo-se inflamável mesmo sem a fonte de calor;

* Ponto de Fulgor: Temperatura (uma destinada a cada combustível) elevada de um dos combustíveis, onde ele se desprende das fontes de vapores, mas não consegue se manter em combustão por muito tempo.

Essas três etapas e componentes, são chamados de triângulo do fogo, pois todas as vezes que se encontram, o processo de combustão é efetivado.

Triângulo do fogo

Para que o fogo se mantenha aceso, é necessário que a chama proporcione calor suficiente para manter a combustão. Quando essa reação acontece em meio a essa cadeia, então a chamamos de tetraedro de fogo.

Tetraedro de fogo

Combatentes do fogo

* Isolamento: Quando o combustível é retirado do local da combustão;

* Resfriamento: Quando o calor é retirado do processo;

* Abafamento: Quando é retirado o comburente da reação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.