Qual o percentual do IPVA na Bahia

Todo proprietário de veículo deve pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) anualmente. O valor do IPVA  vária muito de um estado para outro. Em alguns estados, como o Goiás, os proprietários de veículos ainda pagam alguns impostos extras. No caso da Bahia houve uma melhora significativa, no ano de 2011 houve certa redução no valor do IPVA e os principais beneficiários foram os proprietários de caminhões.

IPVA pago no Estado da Bahia
O valor do IPVA vária de estado para estado

(Foto: Reprodução)

Atualmente a tabela de valores de IPVA no estado da Bahia se encontrar em:

  • 3% para automóveis movidos a diesel
  • 2,5% para automóveis movidos a outros combustíveis
  • 1.5% para embarcações e aeronaves
  • 1% para ônibus, microônibus, caminhões, máquinas de terraplenagem, tratores, motos e motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais.

Anualmente a arrecadação do IPVA  chega a mais de R$ 800.000,00 reais, isso apenas no estado da Bahia, cuja frota de veículos se aproxima dos 3 milhões, para saber se o valor que você está pagando é o real valor, basta entrar na tabela FIPE e analisar o valor do seu veiculo, o valor do imposto de acordo com o valor do veiculo, a tabela muda constantemente por isso é sempre bom estar de olho.

Para quem quer ganhar alguns desconto no pagamento do IPVA, saiba que o contribuinte que pagar em cota única até o final do mês de fevereiro recebe um desconto de 10%. Estão isentos do IPVA qualquer valor com mais de 15 anos de fabricação, veículos com potência menor de 50 cilindradas e 25 HP, motoristas de táxi autônomos e qualquer veiculo usado para fins diplomáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.