Qual o lugar mais alto do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos estados que compõem o Brasil. Além de possuir grandes atrações e monumentos incríveis, ainda abriga um dos pontos mais altos do país. Por esse motivo e por conter uma grande diversidade cultural é chamada pelos turistas que visitam a região de “cidade maravilhosa“.

Qual o lugar mais alto do Rio de Janeiro?

O ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro, tem por nome Maciço da Pedra Branca que se localiza no Parque Estadual da Pedra Branca, área protegida por ambientalistas por conter um valor imenso em relação a sua biodiversidade de ecossistema, além de possuir uma belíssima fauna.

O Maciço da Pedra Branca se estende por vários bairros, sendo eles a Barra da Tijuca, o Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Taquara, Jardim Sulacap, Realengo, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Senador Camará, Campo Grande, Padre Miguel, Bangu e uma boa parte da Zona Oeste.

O maciço mede cerca de 1.024 metros de altura. Sua proteção é realizada pelo fato de ele se localizar em uma das maiores áreas do Rio de Janeiro em floresta natural. 

Pico do Maciço da Pedra Branca

 

É permitido a visita a diversas áreas do parque, mas para andar nas trilhas é necessário que as pessoas estejam acompanhadas por um guia do local.

A degradação dessa área ainda é bem visualizada, mesmo com os vários projetos implantados para conter essa destruição. Os fatores que mais prejudicam a área são as invasões, as erosões, a poluição e problemas relacionados aos recursos hídricos que a região possui.

Para ajudar a preservação do local, vários guias florestais são treinados para mostrar o parque aos visitantes, para conscientizá-los da importância do cuidado com natureza. No parque, também são proporcionados cursos para que as pessoas se preocupem mais com o meio ambiente.

Curiosidade

O Maciço da Pedra branca é o ponto mais alto que fica totalmente no estado do Rio de Janeiro, mas há um ponto ainda mais elevado, mas que é dividido entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, chegando a uma altitude de aproximadamente 2.791 metros e tem por nome Pico das Agulhas Negras.

Esses dois lugares são preservados ambientalmente por possuir uma grande diversidade e por conter uma grande riqueza em aspecto natural.

Pico das Agulhas Negras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.