Qual o benefício da melancia

melancia é uma das frutas mais hidratantes que existem em todo o mundo. Em sua composição, 95% é água, desse fato já podemos ver o quão bem ela faz para o nosso corpo. Além disso, possui outros nutrientes essenciais para a saúde, tais como a vitamina A, a vitamina B6, a vitamina C, o potássio, o magnésio e a tiamina.

A maior parte de plantações da fruta estão localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, em São Paulo e na Bahia, lugares onde a produção da melancia é mais apropriado no país.

Mesmo ela pesando até mais de 9 quilos – dependendo do seu tamanho -, a melancia é uma fruta que quase não possui calorias, mas sua ingestão não deve ser feita demasiadamente – nenhum alimento deve!

Além de possuir um gosto muito agradável, a melancia proporciona diversos bens a saúde do coração, dos rins, do pulmão, ajuda a prevenir o câncer, a anemia, diminui as sensações de inchaço, fornece energia, tem efeito antioxidante e é um grande estimulador da libido.

Algumas pessoas devem evitar o consumo da fruta, sendo elas as que possuem artrite reumatoide e tem intolerância a citrulina, um dos aminoácidos que compõem a fruta.

Comer ou não melancia?

As sementes da melancia também podem ser consumidas, desde que sejam bem mastigadas pois elas não conseguem se dissolver sozinhas no organismo. São consumidas em muitos países por serem ricas em ferro, proteínas, gorduras e outros diversos nutrientes.

Observação: Apenas as sementes da melancia possuem gordura, o seu sumo não contém nenhum tipo de gordura e nem de colesterol.

É uma fruta muito indicada para pessoas que desejam emagrecer. Elas devem ser inseridas na dieta ou na reeducação alimentar como alimento acompanhante, pois na hora da ingestão ela não aparenta dar saciedade, mas com alguns minutos, esse efeito aparece e isso ajuda na diminuição de ingestão de outros alimentos calóricos.

A melancia pode ser consumida em qualquer idade, mas ao dar a fruta a uma criança é necessário que as sementes sejam retiradas para que ela não tenha o risco de engasgar. O consumo desse alimento é importantíssimo na idade de desenvolvimento das crianças pois também ajuda a prevenir o sobrepeso e a obesidade.

Dica

Como a alimentação saudável deve ser feita de três em três horas, insira nos lanches pequenas fatias ou alguns pedaços da melancia em conjunto com outro alimento ou outra fruta, assim o corpo ficará mais hidratado, a saciedade durará mais tempo e o corpo irá gastar muito mais energia – principalmente se a pessoa praticar exercícios físicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.