Qual motivo do conflito entre Russia e Ucrânia

O mundo parou para assistir os conflitos que ocorreram entre a Rússia e a Ucrânia. Tal disputa tem vários motivos houve grandes consequências para os cidadãos ucranianos. O problema começa por uma perspectiva histórica, onde a relação entre Ucrânia e Rússia sempre foi tensa e um dos principais motivos do conflito é a venda de gás natural. A Russia vende e transporta gás à Ucrânia, onde a venda é baseada em uma acordo feito anualmente entre os países. Mas em 2009 o acordo oficial não foi assinado e a Russia começou a alterar o preço do gás.

motivos do conflito entre Rússia e Ucrânia
Conflito entre Rússia e Ucrânia
(Foto: Reprodução)

Os dois países brigam até hoje para definir um preço para o gás natural, o governo ucraniano também sofreu muita pressão de uma parte da população à integração do país a União Europeia, mas o governo optou por realizar um acordo com a Rússia no qual ficou estabelecido o pacote de empréstimo financeiro de bilhões e desconto no preço do gás natural. A população reagiu a decisão e o governo respondeu com violência.

 Pouco tempo depois o governo fez um acordo com a oposição, mas o acordo não durou mais que 24 horas e o Yanukóvytch foi obrigado a deixa o país com um governo interino pró-UE assumindo o poder. A Russia fez oposição ao golpe de Estado e alegou que o ato oferecia risco aos cidadãos da Crimeia do qual pelo menos 70% são de origem Russa e inclusive falam russo. O governo Russo então decidiu anexar a Crimeia ao seu território.

A UE (União Europeia) se posicionou prontamente contra as ações Russas. Em resposta as ações da Russia, países como Estados Unidos, França e Reino Unido votaram pela expulsão da Rússia do G8. O governo russo não pareceu se importar com a decisão já que todas as decisões importantes em nível global são tomadas pelo G20. O atual G7 disse que a Rússia poderá voltar se revogar as suas ações. Os países ainda buscam um acordo apesar dos cidadãos da Crimeia parecem apoiar os Russos. Mas a Ucrânia ainda nega a soberania da Russia.

2 respostas para “Qual motivo do conflito entre Russia e Ucrânia”

  1. Vamos terminar com as guerras, precisamos dum mundo contemporâneo cheio de paz, já temos a Covid- 19, temos a fome e o SIDA, guerras já não por favor!

  2. Quando não há bom senso em um governo as consequências são trágicas!
    Quando não se mede as consequências principalmente se tratando das perca de milhares de pessoas inocentes que perdem suas famílias o futuro fica incerto deixando duvidas se haverá vida sadia na terra já que essas químicas jogadas na atmosfera poderá sofrer os danos maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.