Fc Noticias

Qual forma posso usar no microondas

O microondas é um dos eletrodomésticos que mais vem sendo utilizados no Brasil e no mundo, devido a facilidade que proporciona ao preparo e aquecimento de alimentos e bebidas. Além disso, ainda possui uma super simplicidade de manipulação – devido ao seu menu detalhado.

Mesmo as pessoas que não sabem cozinhar conseguem criar pratos maravilhosos nesse aparelho ou pelo menos esquentar alguma mercadoria congelada do supermercado para se alimentar. A rapidez em que os alimentos ficam prontos é o que mais agrada os seus usuários.

Um relevante detalhe que deve ser mencionado antes de fazer o uso do microondas é em relação aos utensílios e recipientes que podem ser colocados dentro dele, porque nem todos os materiais contidos em formas, vasilhas de vidro ou plástico são recomendadas para essa atividade.

Representação de um microondas.
(Foto: Reprodução)

Geralmente, no manual desses produtos podem ser encontradas essas e outras dicas, mas se você quer respostas rápidas sobre quais os tipos de recipientes podem ser manuseados ou não, confira as descrições a seguir.

Materiais liberados

Vidros refratários (indicados para cozimento).
Vidros comuns (indicados para aquecimento).
Porcelana e louça (indicados para aquecimento).
Cerâmica vitrificada (indicados para aquecimento).
Plásticos transparentes com valor 1, 2, 3 e 5 (indicados para aquecimento).
Papeis absorventes (indicados para cobrir o recipiente e diminuir a sujeira, como papel toalha, guardanapos ou plástico próprio para essa finalidade).

Materiais não-recomendados

Papel alumínio.
Cerâmicas não vitrificadas.
Metais (independente do tamanho ou formato que for).
Plásticos transparentes e coloridos (com valor 7 na descrição).

Curiosidade

Certos tipos de materiais não podem ser manipulados dentro do microondas porque o seu contato com as ondas eletromagnéticas faz com que danos sejam promovidos ao aparelho, ocasionando ainda riscos de explosão ou fogo, o que pode machucar as pessoas que estiverem por perto.

Dicas

Fique atento as descrições dos recipientes, alimentos e bebidas antes de comprar ou colocar no microondas, assim será mais fácil encontrar as categorias que são liberadas ou não para dinamizar nesse eletrodoméstico.

Se for fazer a limpeza do aparelho ou realizar qualquer outra atividade que não envolva alimentos ou bebidas, procure ler o manual e artigos de fontes confiáveis na mídia online. Muito cuidado para não causar prejuízos a sua cozinha e a saúde de quem está por perto.

É muito importante que qualquer mercadoria da “linha branca” seja adquirida com uma analise específica, que possua economia de energia e seja de uma marca confiável – que tenha garantia e centros técnicos em diversos locais, caso seja necessário algum reparo/manutenção.

Sair da versão mobile