Qual a capacidade de um DVD

DVD ( Digital Versatile Disc) é um disco com capacidade de gravar dados multimídia em formato digital, suas dimensões são miméticas aos CD’s convencionais ( 12 mm), no entanto a capacidade de armazenamentos desses são bem maiores. Atualmente, o aparato é mais utilizado para o veículo de filmes, jogos e programas, nesse âmbito se destacam os tipos DVD-ROM, DVD-RAM, DVD-RW, DVD-R, DVD+R e DVD+RW.

História do DVD

Os primeiros DVD’s surgiram em 1995 com objetivo principal de substituir as Fitas VHS, no início a adaptação a nova tecnologia foi meio conturbada, com incompatibilidades, percalços que resultou em aprimoramentos, até o estabelecimento dos disco como padrões de armazenamento.Na verdade a popularização efetiva dos DVD’s se deu de forma pulsante em 2003, graças também a diminuição nos preços dos aparelhos que ofereciam portabilidade as mídias.

DVD
Os DVD’s foram o primeiro passo para a popularização dos aparelhos multimídia

Modelos de DVD e Capacidade

Existem diferentes padrões de capacidades para os DVD’s, o primeiro criado e ainda mais utilizado é o DVD-5 possui 4,7 GB de espaço, temos ainda entre os mais conhecidos o DVD-9,  com 8,5 GB e o DVD-10, com 9,4 GB, esse ultimou é pouco explorado devido ao fato de ter os dois lados do disco graváveis, o que além de se tornar um contratempo dado a necessidade de sempre virar o lado do disco, diminui a vida útil do mesmo já que  sensibilidade das superfícies é grande. Em contraponto a mídia do tipo DVD-9, se mostrou bastante interessante, por utilizar a sobreposição de duas camadas, a fabricação desses despende uma maior quantidade bem maior de tempo o que acaba desestimulando sua massificação.

Os DVD’s antigos tinha por capacidade máxima de armazenamento 700 MB, com os DVD-5 esse número pulou para 4,7 GB, isso foi conseguido através da sofisticação nos métodos de produção, tornando os espaçamentos entre as trilhas  substancialmente mais próximas.

Mas na atualidade não apenas a capacidade é importante, a qualidade equiparadamente exigida, e os avanços tecnológicos dos dispositivos  tornam itens que outrora considerados inovadores em artigos fadados a obsolescência.  Nesse nicho os DVD’s convencionais são empurrados para o grupo dos ultrapassados com a mesma celeridade que os artigos eletrônicos alcançam novos patamares no que tange potencialidades de resolução, um dos exemplos mais práticos são as Tv’s Full HD com uma média de 1920×1080 pixels.

Com apenas 720X480 pixels os DVD’s se tornam cada vez mais inúteis com a popularização das novas tecnologias, fica evidente que é utilizando as mídias comuns você não conseguirá utilizar toda as capacidades que os aparelhos de reprodução moderno oferecem, assim surge a necessidade de substituição, entrando agora em sena o Blu-Ray (50GB) e HD DVD (30 GB). Ambos com maiores competências de armazenagem e audiovisuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.