Qual a altura de uma mesa de jantar

Quando se realiza a decoração de um cômodo, é importante se atentar quanto aos móveis que servirão para compor o ambiente, desde altura, largura, e até mesmo o tipo de material utilizado. Na sala de jantar, por exemplo, a mesa escolhida deve conter uma altura proporcional as pessoas que irão utilizá-la, bem como as cadeiras também.

Ao optar por um determinado modelo de mesa, é necessário definir bem o espaço em que a mesma será acomodada. As paredes podem ser medidas, justamente para que sejam colocadas adequadamente as cadeiras, as quais deverão ficar em uma distância mínima de 80 cm, intervalos inferiores, o espaço se tornará desconfortável para a pessoa.

Geralmente a grande maioria das pessoas optam pela mesa com formato quadrado, isso tem justificativa não confirmada, porém, são muito bem indicadas para quem possui um ambiente proporcionalmente grande. Do contrário, a melhor opção fica com as mesas redondas, ideal para ocupar pouco espaço, além de acomodar mais pessoas, também facilita a circulação.

mesa de jantar
A altura correta da mesa mantém a pessoa sentada com os pés totalmente assentados no chão.

Designers de interiores, apontam algumas dicas de escolha para o móvel, cada modelo de mesa possui uma medida padrão, mas podem ser alteradas de acordo com o gosto individual. Em média, a altura é de 70 a 75 centímetros de altura, criando mais confortabilidade, lembrando que as cadeiras precisam estar aproximadamente 30 cm de distância do móvel.

Outra dica é escolher primeiro as cadeiras e somente depois a mesa, se isso for possível pois em muitas lojas o jogo de mesa de jantar já vem preestabelecido. A altura correta faz com que a pessoa que se senta fique com os pés totalmente assentados no chão, a coluna se mantém apoiada retamente no encosto.

Diâmetro para mesa:

  • mesa redonda para 4 pessoas – 1,00m
  • mesa redonda para 6 pessoas – 120m
  • mesa redonda para 8 pessoas – 1,50m
  • mesa quadrada para 6 pessoas – 1,30 x 1,30m
  • mesa quadrada para 8 pessoas – 1,60 m
  • mesa quadrada para 10 pessoas – 1,80.

A escolha da altura, e todos os outros detalhes da mesa devem ser escolhidos pensando na acomodação dos membros da família, pois dificilmente o móvel é trocado com muita frequência como os outros. No caso de cadeiras feitas com braços, as mesmas precisam ter também a mesma altura da mesa, assim como a largura precisa ser aproximada a das pessoas que irão se sentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.