Quais tipos de organismos formam os Liquens

A concentração de organismos biológicos se manifesta em grande escala e por isso, a classificação de suas categorias se faz essencial para estudo e observação, onde são separados de acordo com suas características e conceituações. Os liquens correspondem a uma dessas associações simbióticas, onde representa o mutualismo entre fungos e algas.

A natureza dupla desse grupo é visivelmente demonstrada,porque seus organismos se distinguem em relação ao seu cultivo. Os fungos (micobiontes) se subdividem entre ascomicetos (aproximadamente 98%) e os basidiomicetos; já as algas (fotobiontes) dessa associação são as clorofíceas e cianobactérias.

Habitat

Os liquens conseguem sobreviver em várias condições e regiões, principalmente nas que envolvem grande estresse ecológico como solo, rochas, folhas, picos alpinos, troncos de árvores, sendo que algumas dessas associações servem de abrigo para outras da mesma categoria.

A razão que propicia condições de sobrevivência aos liquens nestes locais é a sua alta capacidade de dessecação, com esse processo a fotossíntese é interrompida, mas nem por isso seus organismos sofrem devido a falta de iluminação, altas temperaturas, escassez de água, entre outros fatores essenciais à sobrevivência de outros elementos.

Reprodução

» Micobionte: Pode vir a formar ascósporos, basidiósporos ou conídios. Os esporos dos fungo germinam quando entram em contato com alguma clorofícea ou cianobactéria, tendo sua estrutura sexuada em forma de apotécio;

» Fotobionte: Pode vir a se reproduzir tanto por fragmentação do talo quanto vegetativamente. Possui estrutura assexuada por sorédios/propágulos (hifas de fungo e algas) e por isídios (projeções do talo).

Morfologia

Em relação ao talo, é possível distingui-los em três categorias:

» Crostoso: se encontra no substrato, sendo muito parecido a formações de crostas;

» Folioso: possui fortes aparência com as folhas;

» Fruticoso: possui posição ereta e se assemelha a um arbusto.

Tipos de organismos formam os Liquens
Morfologia dos liquens.
(Foto: Reprodução)

Curiosidade

Devido aos baixos níveis de fotossíntese que os liquens conseguem ser expostos, seu crescimento é limitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.