Projetos sociais que podem ser feitos por qualquer pessoa

Ajudar o próximo é uma ação necessária para que todos consigam viver bem em uma mesma sociedade, já que a maioria das pessoas vivem em diferenciados padrões de vida, onde a maioria delas passam por dificuldades e necessitam de ajuda, seja em prol da saúde, educação, alimentação, segurança e bem-estar.

Por essas e outras razões, milhares de indivíduos vem se associando para criar projetos que promovam a assistência social devida, assim como os direitos e deveres dos cidadãos perante a lei, para que o atendimento das suas prioridades básicas sejam cumpridas, com ou sem o apoio do Estado.

Geralmente esses programas são articulados por entidades filantrópicas, mas para fazer o bem ao outro basta apenas ter força de vontade e argumentos suficientes para lutar pela causa que defende, ficando mais fácil de adquirir apoio de outras pessoas, conseguir verbas, doações, entre outros fatores importantes para fazer com que o planejamento dê certo.

Se você se interessou por essa dinamização, confira algumas informações e dicas a seguir!

Projetos sociais que podem ser feitos por qualquer pessoa
Interação social.
(Foto: Reprodução)

Como montar um projeto social?

Para conseguir ter uma melhor gestão, apresentação e desenvolvimento do programa, é essencial que o grupo de pessoas interessadas na ação tenham um planejamento estratégico e/ou plano de captação, mantendo em ordem e organização todos os tópicos de demandas e necessidades que pretendem atender, assim como a sua viabilidade, recursos necessários, estrutura básica e objetivos.

Para que essa complexidade seja formulada, é relevante ter uma apresentação da organização, resumo do projeto com as principais ideias, sua contextualização, justificativa, metas, descrição do público-alvo, metodologia, equipe executora, parceiros, cronograma de execução, orçamento e anexos para reforçar todo o programa.

Quais as principais áreas de atuação?

Amparo de crianças e adolescentes.
Proteção a família, infância, adolescência, velhice, maternidade.
Integração ao mercado de trabalho.
Assistência educacional e/ou de saúde.
Atendimento em defesa e garantia de direitos.
Amparo a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade.
Habilitação, prevenção e reabilitação de pessoas deficientes.
Assessoramento aos beneficiários da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social).

Como conseguir voluntários e parcerias?

A divulgação do projeto é essencial para essa ação, que pode começar através do apoio de familiares, amigos e conhecidos, posteriormente com as pessoas do bairro, das redes sociais, comerciantes, empresários, etc. O avanço do projeto irá acontecer de acordo com os seus resultados, por isso é importante que todos estejam bem empenhados na ação e lutem sempre pela causa.

Curiosidade

As campanhas de mais carência em âmbito social no país são de sangue, arte, recreação, exercícios para deficientes e idosos, interação ao conhecimento e aprendizagem das novas tecnologias (informática) e resgate de culturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.