Preço de um gerador eólico

A discussões em torno das questões ambientais e a busca por meios para um desenvolvimento sustentável vem elencando dentro da matriz energética dos países as chamadas energias limpas, nesse âmbito se destaca a energia eólica, fonte renovável, que gera impactos mínimos ao meio ambiente além de ser uma alternativa bastante viável.

O uso da Energia eólica

Foi registrado nos últimos anos um aumento substancial do uso de energia eólica, principalmente para estabilizar os efeitos  resultantes das adversidades climáticas, dando uma maior segurança aos sistemas energéticos dos países. No Brasil o processo de popularização dessa nova energia é paulatino, isso devido ao leque de opções encontrados no país, além relativa abundância energética oferecida pela nicho hidrelétrico. Contudo vários projetos estão sendo desenvolvidos para inserir a energia eólica no quadro energético brasileiro, uma projeção para o futuro, já que a criação de novas usinas hidroelétricas está se tornando um tanto inviáveis dado uma série de fatores.

gerador eólico
Os aerogeradores domésticos podem no futuro sanar as carências energéticas de muitas famílias.

O BNDS aprovou em 2012 as regras para o credenciamento e financiamento de aerogeradores mostrando que está bem receptiva a nova tendência energética. No entanto, a burocracia brasileira associada a um itinerário normativo obsoleto, acaba por impor barreiras, com pouco ou nenhum esteio empírico, que acaba atravancando a evolução dos projetos.

Converter o vento em energia

O procedimento que converte a energia eólica, em energia cinética e por fim em energia elétrica é conseguido através do uso de aerogeradores, geradores de eletricidade acoplados a um cata vento, os rotores mais utilizados são os verticais de três pás, que conseguem unir uma boa performance e durabilidade estrutural. Os aerogeradores de alta tensão são instalados geralmente em montanhas, ou em áreas planas com regularidade em ventos, existem geradores eólicos de até sem metros de altura.

Existe também os aerogeradores de baixa tensão, estes são bem menores, atingindo um peso médio de 100 KG, mais conhecidos como geradores  eólicos  domésticos, esses podem ser estalados em residências ou em pequenas empresas, visando uma complementação ou a auto suficiência energética do local. Os novos projetos nesse seguimento permite que essa ideia seja cada vez mais empregada na realidade, geradores com, baixo ruído, versáteis e que conseguem produzir energia elétrica com pouca quantidade de vento.

É possível encontrar a venda no mercado  algumas opções em turbinas eólicas, o preço não é muito convidativo, essa tecnologia não é barata tão pouco sua instalação, no Brasil encontra dificuldades ainda maiores, como tentamos ilustrar nesse artigo. Os valores levam em conta também a capacidades em Watts dos mesmos, assim de uma forma bem genérica podemos dizer que as montante praticado pelos aerogeradores  estão entre R$ 2.999,00 (100 W) e 52.380,00 (6.000 W).

Os mais otimistas acreditam que com a popularização dos geradores eólicos domésticos, os locais onde os ventos sopram com uma certa continuidade podem se ver livres para sempre das contas elétricas, pois todos conseguiram autonomia energética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.