Pontos de turisticos de Porto Alegre

Porto Alegre cidade capital do Rio grande do Sul, considerada uma dos melhores lugares do Brasil para se morar, divertir, estudar tendo uma ótima infraestrura para todos esses âmbitos. Seu território abrange cerca de 500 Km² de uma geografia heterogênea, que varia te terrenos planos a montanhosos.

A história do que hoje se compreende por Porto Alegre teve cerne em 1772 com a chegada de casais açorianos a região das Missões, fruto de uma barganha feita pelo governo português em troca da Colônia do Sacramento na região do Prata. Dá-se-a então a fundação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, no ano seguinte foi renomeada passando a chamar Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre, rapidamente se desenvolveu e começou a ganhar delineações de cidade, tanto que em logo se tornou cede  da Capitania, posteriormente da Província.

Porto Alegre
Porte Alegre, capital do meridional Rio Grande do Sul,

O passado de Porto Alegre está permeado de conflitos, desses se destaca a revolução Farroupilha, ( 1835- 1845) uma das querelas mais intensas e extensas deflagradas contra o julgo imperial, findou-se com um tratado de paz, após a derrota dos farrapos na batalha de Porongos. Mesmo após esse episódio a capital continuo com no cenário das decisões da nação com grande enlouquecia, o destaque para a ascensão de Vargas que pôs fim a política do Café Com leite.

Porto Alegre é um dos centros de maior influência cultural do país, isso dado ao seu alto padrão educacional e econômico  é até hoje uma das principais portas para imigrantes do país, principal em busca de melhores condições de vida, oque reverbera diretamente na característica cosmopolita da cidade. O destino também é predileto por turistas dado o patrimônio histórico e natural que o município mantem em suas fronteiras, a seguir vamos destacar alguns pontos turísticos que não podem ficar que não pode ficar de fora do roteiro pela capital sulista.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Também conhecida como Igreja da Mãe de Deus lograda  na Praça Matriz, edificação com passado intrínseco com o surgimento da cidade, embora o projeto já se arrastava por longa data, somente em 1779 começou a ser construída, obra que se arrastou até 1846. Desde essa época já havia uma ideia de substituir a velha Matriz devido a suas dimensões reduzidas, o que foi colocado em prática a partir de 1915 e tendo suas obras concluídas em definitivo em 1986. A arquitetura da igreja segue as linhas da Primeira Renascença com uma riqueza artística impressionante.

Parque dos Moinhos de Vento

Parque dos Moinhos de Vento

O Parque dos Moinhos de Vento  ou somente Parcão, é um espaço verde criado em 1972, abriga uma grande biodiversidade e um completa infraestrutura em para visitações. A analogia do seu nome com os Moinhos se dá pelo fato de uma grande quantidade dessas estruturas capazes de transformar trigo em farelo.

Lago Guaíba

Lago Guaíba

A formação de Porto Alegre está ligada de forma inseparável ao Guaíba  esse de importância não apenas econômica mais também cultural para os porto alegrenses. Há uma imensa diversidade de biológica associada as águas do lago. o problema é que ao longo de seu curso recebe uma série de dejetos que impacta de forma direta os ecossistemas do local. Mesmo isso, não tira o brio e a importância dos Guaíba  entre os referenciais turísticos da capital.

Casa de Cultura Mario Quintana

Casa de Cultura Mario Quintana

O próprio edifício, antigo Hotel Magestic, é um patrimônio histórico brasileiro, dando pouso a grandes nomes da política e da artes do país. O local homenageia hoje um dos maiores escritores do país, Mario Quintana, que viveu no hotel entre 1968 e 1982. Vale a pena apreciar esse linda obra arquitetônica assinada pelo arquiteto Theodor Wiederspahn.

Parque Farroupilha

Parque Farroupilha

Parque da Redenção ou Parque Farroupilha, é o nome do parque mais popular de Porto Alegre, no espaço você encontra diversas opções de lazer, além de um retorno histórico, dentro desse complexo devemos destacar o Mercado do Bom Fim, a Feira Ecológica, o Café do  Lago e o Auditório Augusto Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.