Pit bull como foi criado

O Pit bull é o nome popular da raça de cães American Pit Bull Terrier, indícios  apontam que essa começou a ser desenvolvida em meados do século XIX, momento em que os  Bulldogs eram os cocharros mais utilizados para atividades de bull baiting, o que fazia desses animais armas preparadas para o combate.

Cruzamento de raças

Segundo especialistas o Pit bull é resultado do cruzamento Old English Bulldog (antigo bulldog inglês) como o já extinto Terrier inglês, tendo também parentela com o Manchester Terrier e talvez como o Fox Terrier. Há quem  diga que os pit’s são ancestrais diretos do antigo bulldog inglês, isso porque o cão pouco ou quase nada se assemelha com as raças de terrier, tão pouco com bulldog inglês contemporâneo.

pit bull
Pit bull é uma raça resultado de cruzamentos e aprimoramentos de mais de cinco séculos.

História do Pit Bull

Faremos agora uma rápido retorno histórico para tentar identificar as raízes mais profundas do APBT. Durante os séculos XV e XVI o termo bulldog aplicava-se não a uma raça em específica e sim as atividades exercidas por certos cães de trabalho. Registros mostram que esses animais eram robustos, tinham grande agilidade, inteligência, bravura e aptidão física. Nas arenas não era estranho três desses cachorros enfrentarem e vencerem um urso, touro ou até um leão. Foi também muito empregado na caça, proteção e até mesmo como animal de tração.

Como esses espécimes caninos chegaram na Europa é difícil precisar, o tempo consumiu a maioria das fontes que poderiam nos aludir sobre isso, entretanto a teoria mais aceita aponta que eles vieram do leste e atingirão o continente europeu por onde se popularizou chegando até as Américas acompanhados dos descobridores e colonizadores.

Rinhas ?

Em 1835 uma lei proibiu as Bear Baiting, rinhas dos bulldogs com animais selvagens, mas a norma em nada legislava quanto ao confronto entre cães, o que levou a popularização dessas e ao desenvolvimento da raça bull and terrier, um cão de luta mais ágil e menor do que os bulldogs tradicionais, surge então os primeiros pit bull, American Pit Bull Terrier, no território Norte Americano, onde foi registrado primeiramente.

Porte do Pit Bull

O pit bull é uma raça de médio porte e tem por característica a cabeça no formato retangular, mandíbulas muito fortes e uma musculatura pujante, além disso é um cachorro perspicaz, dócil e fiel ao seu dono. São cães de muita energia, por isso apresenta problemas de temperamento quando mantidos em cativeiro.

Temperamento do Pit Bull

Criou-se no imaginário coletivo a ideia de que o pit bull é um cão feroz por excelência e por isso um animal improprio ao convívio domestico, esse tipo de discurso é muito divulgado na mídia sensacionalista, na verdade trata-se de um equivoco. O vigor do cão pode sim se converter em agressividade, mas caso isso aconteça a culpa é exclusiva do criador, é um reflexo do trato ou mal trato do dono com o animal, que do contrário que se pensa tem personalidade dócil e afetuosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.