Pessoas podem dar choque

Muitas pessoas já passaram pela situação de sentirem um choque quando entram em contato com outra pessoa, podendo ser de si mesmo ou do próximo. Esse fenômeno é muito comum, mas ao mesmo tempo causa dúvidas sobre a sua origem, pois aparentemente isso não deveria acontecer, uma vez que o corpo não está ligado a nenhuma corrente elétrica.

No entanto, especialistas garantem que não é necessário que o corpo esteja ligado a uma corrente elétrica para transferir eletricidade, uma vez que o mesmo é um dos grandes condutores de eletricidade, até mais que outros materiais. O choque então chega a acontecer porque existe a carga estática de uma pessoa se mantém indiferente a de outra, o que significa que um corpo está mais carregado que outro.

Estando nessas condições, e ocorre algum contato físico, o resultado é a troca de cargas elétricas. Como é comum uma pessoa se manter calçada maior parte do tempo, acaba acumulando ainda mais carga, por causa do isolamento criado pelo solado do calçado. Um simples aperto de mão faz com que o excedente daquela seja distribuído parcialmente para a outra pessoa.

descarga de corrente elétrica
O choque acontece em pessoas que possuem acúmulo de cargas estáticas.

Se a pessoa está descalça, a corrente acaba sendo liberada demasiadamente sem que seja percebida. Este tipo de choque ocorre com maior frequência nos climas de inverno, quando a maioria das pessoas usam roupas feitas de lã sintética, material este capaz de manter carga elétrica com maior quantidade.

Diversas situações podem acarretar nesse evento, mesmo porque envolve situações diárias que promovem a eletrização por atrito, ou seja, o contato de pessoas com objetos condutores repletos de carga. Os exemplos são banais – choque recebido por crianças em escorregadores de plástico, usar meia fina e esfregar os pés em tapetes.

De forma resumida, o choque ocorre porque o corpo considerado eletricamente neutro, apresenta um desequilíbrio de sua estrutura, que deveria conter mesmo número de prótons e elétrons. No entanto, com essa diferença na quantidade de cargas positivas e negativas, ocasiona a passagem de corrente elétrica de um condutor para outro. Mas esse choque não causa nenhum dano representativo, pois a corrente gerada é  baixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.