Fc Noticias » Saúde » Perigo dos alimentos industrializados

Perigo dos alimentos industrializados

Saiba nesse artigo porque os alimentos industrializados fazem mal para a nossa saúde, veja quais são os seus principais malefícios, os efeitos que provocam em nosso organismo e confira algumas dicas sobre o assunto.

     

Os alimentos industrializados são muito consumidos no mundo em que vivemos, principalmente pela sua praticidade de poder ser levado á todos os lugares e não estragarem com tanta facilidade. Devido a correria do dia a dia, a ingestão exagerada desses produtos vem sendo cada dia maiores, o que prejudica muito a nossa saúde.

Todas essas mercadorias possuem diversos componentes que ajudam a aromatizar, a dar cor, sabor e maior validade ao alimento, deixando em si uma boa aparência de consumo e são essas substâncias que agridem o nosso organismo, podendo causar várias enfermidades a curto, médio e longo prazo.

Os dois grupos que mais consomem esses produtos são crianças e jovens, com exceção de pessoas que passam muito tempo fora de casa, sejam elas estudando, trabalhado ou ambas as coisas. Os principais aditivos presentes nesses alimentos são os corantes, ácidos, espessantes, nitratos, nitritos, esteres e dióxidos.

Principais efeitos colaterais

» Acidulantes (ácido acético): a descalcificação dos dentes e dos ossos e a cirrose hepática;

Principais motivos para evitar o consumo dos alimentos industrializados.

Efeitos e consequências dos alimentos industrializados.
(Foto: Reprodução)

» Corantes: convulsões, cânceres e reações alérgicas;

» Conservadores (nitratos, nitritos, benzoico, etc): câncer gástrico, no esôfago, mutações genéticas demasiadas, reações alérgicas, dermatite, hipersensibilidade e distúrbios gastrointestinais;

» Espessantes: ação laxante e irritação da mucosa intestinal;

» Estabilizantes: distúrbios gastrointestinais e cálculos renais;

» Flavorizantes: reações alérgicas e cânceres;

» Umectantes: distúrbio da circulação pulmonar e gastrointestinal.

Uma das maiores causas da obesidade, (principalmente a infantil) e do colesterol alto no mundo, é o consumo demasiado dos alimentos industrializados, tais como os famosos fast foods, bolachas recheadas, sorvetes, alimentos enlatados, entre outros.

É importante ressaltar que o consumo dos alimentos industrializados não são proibidos, mas a sua ingestão deve ser realizada de forma moderada. Outro ponto essencial a avaliar são os rótulos dessas mercadorias, pois é la que vem escrito a quantidade de gordura, açúcar e sal,  que o produto contém. Lembre-se sempre que essas taxas equivalem a apenas uma porção.

Observação: Sempre que for comprar alimentos industrializados, opte pelos que não possuem gordura trans.

Piores alimentos para a saúde

  • » Refrigerante diet;
  • » Refrigerante;
  • » Churros recheados;
  • » Cachorro-quente;
  • » Bacon;
  • » Salgadinho de batata;
  • » Batata frita;
  • » Pizza congelada;
  • » Salgadinhos de milho;
  • » Sorvete.

Dica

Opte por alimentar corretamente, de três em três horas, com alimentos saudáveis, aumente o consumo de verduras, legumes, fibras, frutas, oleaginosas, etc. Lembre-se de hidratar bem o corpo durante todo o dia com água, evite o máximo que puder as bebidas gaseificadas, troque os sucos e as bebidas de caixinha pelos naturais. Fazendo isso, os alimentos industrializados poderão ser consumidos algumas vezes por semana, em pouca quantidade.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?