Oque faz um prefeito

Urna eletrônica
Seu voto consciente pesa muito na escolha do melhor candidato para a regência de sua cidade

Esse ano, que agora caminha para seu entardecer, foi marcado, no mês de outubro, pelas eleições para prefeito em todos os municípios do país, essa processo democrático que leva milhões de brasileiros as urnas a cada quatro anos. Iremos refletir agora as competências de prefeito quanto a sua regência nas cidades, para figurarmos o real peso do seu voto.

O prefeito ocupa a cadeira de líder máximo do poder executivo na cidade ao qual foi eleito, suas obrigações com a sociedade são varias, as principais são, fomentar políticas públicas que visem o bem estar e o desenvolvimento social da região, cabe ao  prefeito ainda sancionar e vetar projetos de leis ou ainda faze-los quando jugar preciso.

No entanto, o prefeito não assume as rédeas sozinhos no controle da cidade, governa ao lado da câmara municipal, e precisa da colaboração desta para que seus intentos sejam postos em prática. Necessita ainda de parcerias com políticas externas ao município,  por exemplo, o poder estadual e federal.

No que tange o processo eleitoral para prefeito funciona mais ou menos assim, o candidato tem que obter nas urnas quantidade de votos a favor do seu pleito superior a 50%, se não atingir essa marca é necessária disputa de um segundo turno, apenas com os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Viu como é importe o voto consciente? Antes de ir as urnas cumprir com seu dever cívico,  use o seu poder com excelência,  já que, a escolha do governante irá refletir diretamente na sua vida. Analise bem as propostas dos candidatos, veja seus antecedentes políticos, se tem envolvimento em casos de corrupção ou se já fez alguma ação social. Entenda que o título de eleitor é a maior arma do cidadão, basta municia-la corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.