Fc Noticias » Novidades » O vento pode ser útil

O vento pode ser útil

O vento é proveniente basicamente da movimentação do ar. As correntes de vento podem ser convertidas em energia mecânica e elétrica. Além de um potencial muito grande, esse tipo de produção energética não oferece grandes impactos ambientais.

     

Antes de mais nada temos que entender o que é o vento, essa força é comumente definidas nas escolas como massas de ar em movimento, deslocando-se das zonas de alta pressão para as de baixa pressão. Mas da onde é proveniente a força eólica? por incrível que pareça é do sol, uma pequena parcela da energia solar é convertida em eólica. E essa forma de energia que está presente em nossa volta ainda e que é pouco ainda aproveitada pelo ser humano.

Utilizar o potencial energético do vento de uma região antes é preciso alguns estudos, analise do solo, da temperatura, do relevo e do clima   local tudo isso é importante para se calcular a força e a incidência das massas de  ar. Os ventos podem ser variáveis, constantes, periódicos, locais e  irregulares.

turbinas eólicas

turbinas eólicas no mar da Europa utilizando a energia proveniente do vento.

Outro ponto importante na utilização da energia eólica é a forma de captação da mesma. Além dos fatores climáticos a instalação e o tipo de maquinário envolvido na coleta de energia deve ser bem planejado, um deles é o aerogerador que produz a energia após a movimentação das hélices pelo vento, essas hélices por sua vez são projetadas com aerodinâmica semelhante a das asas dos aviões o que aumenta seu desempenho.

Não é só para fins energéticos que o vento é utilizado, ele tem papel fundamental também na respiração dos seres humanos, a força eólica promove a circulação do, ar sendo uma espécie de purificador atmosférico assim inalamos um oxigênio mais puro. Os aviões também utilizam as forças do vento a seu favor,  correntes de ar podem impulsionar os aviões que, com isso, poupam bastante combustível.

Ademais disso muitos moinhos são movidos pelo movimento dos ar transformando energia eólica em mecânica que pode servir para variadas coisas. O esporte outro campo que já entendeu a importância do vento e os desportistas não entram em uma competição sem antes analisar a que  ares estarão sujeito.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?