O que significa venda atacado

O termo venda por atacado possui como definição a operação que envolve a venda de produtos, estes sendo bens ou serviços para uso comercial ou ainda que sejam enviados a instituições para serem revendidos. Sendo assim o atacado pode ser compreendido através do perspectiva de ser uma contribuição prestada com tamanha importância no processo de distribuição. O comércio atacadista se destina à comercialização de determinados produtos em grande quantidade, condicionado como intermediário entre os fabricantes e os varejistas.

venda de produtos em grande quantidade
Os atacadistas comerciais devem assumir propriedade e o risco pela qualidade e armazenagem dos produtos.

Desse modo sua ação implica em comprar os produtos e vendê-los para inúmeros fornecedores, até mesmo para empresas concorrentes, dependo da estratégia comercial que a mesma possui. A atividade do atacado se divide em:

  • Venda de bens novos e usados para comerciantes, que possivelmente são designados para os mais diferentes setores – comercial, industrial, profissional, institucional e para agentes e corretores atacadistas.
  • Processo de embalagem, separação e classificação de mercadorias em lotes, para realizar a distribuição em lotes de menor quantidade. Por causa da disponibilidade em lotes, preço cobrado pelos produtos é mais inferior.

Comumente os lojistas recorrem ao atacado para adquirirem produtos a fim de abastecer seu estoque, logo os mesmos cobram um valor muito acima do que foi pago pela compra do lote. Com o desenvolvimento das rotas comerciais, atualmente existe um volume e variedade de produtos excedentes que são comercializados, por causa da grande demanda do consumidor. Essa busca por novos e inovadores produtos, faz com que o mercado atacadista se torne acada vez mais especializado em inúmeros segmentos.

A origem do comércio atacadista, teve início na Europa, propriamente no término da era da Idade Média, quando surgira de fato distribuidor capitalista responsável pelo fornecimento de produtos para todo o continente. Logo com a criação de grandes navegações, houve maior repartição e variedade do que podia ser comercializado. A venda por atacado torna-se essencial e de grande importância no comércio, pois sua operação é justificável e viável economicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.