O que significa gravame

Gravame é uma palavra advinda do latim e significa grave ofensa, debito, ônus. Quando o termo é aplicado em âmbito financeiro dá a ideia de uma dívida não quitada. Muito proprietários de veículos automotores deparam-se com o um tal de gravame, e ficam sem saber o que isso significa.

gravame de véiculo
O gravame é uma tática das financeiras para impedir que você repasse o bem antes de quitar a dívida

Quando aparecer a intenção de gravame na sua frente, significa que o veículo tem algum financiamento em aberto, ou alguma outra dívida. Quando você compra um carro financiado seja ele novo ou semi-novo a financeira aliena-o, inserindo nele o gravame, por conseguinte, o veículo não poderá ser transferido, antes do sanamento da débito.

Esse mecanismo é legalizado pela CRLV ( Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo) e garante que o pacto entre cliente e comêrcio seja assegurado. Quando a pendência for quitada, é obrigação da instituição ao qual você adquiriu o bem desaliená-lo, diz se com isso que foi feita a baixa do gravame. Na prática, isso significa que você pode repassar seu automóvel legalmente, sem nenhuma obrigação pendente com a financeira.

Recentemente a Rede Record de Televisão levou ao uma grave denúncia, um grande teia de irregularidades envolvendo o sistema nacional de gravames. Na teoria o serviço deveria ser regido pelo Detran ( Departamento de Transito Nacional) , mas na prática quem comanda a alienação fiduciária é o grupo Cetip, mais isso não é o pior, há suspeitas enriquecimento ilícito, dinheiro proveniente da comercialização de dados pessoais dos inclusos no Gravame. Com essas notícias foi colocado em evidência a atual maior fortuna do Brasil, pertencente ao empresário Carlos Montenegro dono do Ibope e ligado a Cetip, se as investigações confirmarem a denúncia, parte do seu império pode ter alicerce fraudulento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.