Fc Noticias

O que é ciática?

A ciática ou ciatalgia compreende as dores e outros sintomas causados pela compressão das raízes nervosas, podendo ela ser proveniente da medula espinhal, do nervo ciático e de outras partes do corpo. Geralmente, esse distúrbio provoca incômodos extremamente desconfortantes que se manifestam da área lombar até os pés.

Essas alterações podem vir a atingir vários tipos de públicos específicos, mas de forma geral se apresenta com mais frequência em idosos, portadores de diabetes e obesidade, pessoas sedentárias, que possuem uma longa jornada de trabalho, que fazem levantamento de altas cargas de peso e que por alguma razão genética obtenham desvios na coluna vertebral.

Causas

Os motivos que causam essa disfunção são as compressões e lesões dos nervos, trazendo prejuízos e os tornando resultados de uma hérnia de disco, fraturas, traumas, má postura, excesso de peso, diabetes, acidentes automobilísticos, infecções, catapora, síndrome do músculo piriforme e tumores.

Esqueleto humano.
(Foto: Reprodução)

Sintomas

Além das dores, outros sinais também podem se manifestar com frequência, sendo eles:

Observação: As dores costumam se apresentar somente em uma parte do corpo, variando em níveis de intensidade, piores quando o indivíduo senta, se levanta, tosse, espirra e durante a noite.

Diagnóstico

Quando os desconfortos começarem a ser notados, a ajuda médica deve ser procurada, para que o médico realize um diagnóstico específico do quadro do paciente. Nessa análise, costumam ser utilizados métodos clínicos, testes físicos e exames, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e raio-x.

Tratamento

As opções de tratamento ministradas nesses casos são aplicações de bolsas términas na região, uso de medicamentos, fisioterapia, acupuntura, osteopatia, hidroginástica, Pilates e procedimentos cirúrgicos (nos quadros mais graves). A variação de articulação do médico (geralmente ortopedista) e o enfermo se dá de acordo com as causas da doença.

Complicações

Prevenção

 Manter sempre uma boa postura

 Praticar exercícios físicos regularmente

 Realizar alongamentos diários

 Evitar ao máximo ficar muito tempo na mesma postura

 Diminuir a compressão sobre as nádegas, evitando ficar longos períodos deitado e principalmente sentado

Aviso!

As informações descritas nesse artigo são de inteiro uso de pesquisas. Para maiores orientações, procure ajuda médica. Quanto antes o diagnóstico do quadro for realizado, menos danos serão causados a saúde.

Sair da versão mobile