Motivos da escolha do nome Brasil para a colônia portuguesa

Grafite do nome Brasil
Brasil não foi dito pelo que a terra é mas pelo que ela tem, seu povo, pelo que faz.

Antes de conhecermos o porque desse território continental ser conhecido como Brasil, devemos saber uma coisa, esse não foi o seu primeiro nome. A colônia portuguesa descoberta em 1500 teve uma infinidade de nomenclaturas antes de chegar à que vigora até hoje. Veremos a seguir um pouco desse percurso identitário.

O primeiro nome dado ao solo brasileiro não foi ibérico como a maioria das pessoas acreditam e normalmente apreendem. Como todos sabem antes da descoberta portuguesa, já haviam moradores nesse chão, os ameríndios, ou índios, ou nativos, como quiser, eles foram os primeiros a nomeá-lo.

 Pindorama, foi o nome que algumas tribos indígenas associaram ao país, este termo em tupi significa terra de palmeiras. Já os portugueses ao aportarem na costa brasileira a nomearam de Ilha de Vera Cruz, os lusitanos não sabiam da existência da porção Sul ocidental da América e ao avista-la suporão que era apenas um grande ilha. Ao diagnosticarem que não era apenas uma ilha mudaram em 1503 o nome para Terra de Vera Cruz, que ainda no mesmo ano passou a ser  Terra de Santa Cruz. Em 1505 Terra do Brasil e em 1526 passou a ser chamada em definitivo de Brasil.

Árvore do pau brasil
O pau brasil foi quase extinto devida a extração desordenada e quase a nação ficou sem aquilo que com abundância a denomina.

 Mas por que Brasil? Brasil e foi nomeado assim, pelo menos é o que diz o senso comum, pela abundância de uma madeira muito valiosa no continente europeu, dessa madeira se extraia uma substância corante conhecida como brasileína a cor obtida era próxima ao purpura, um tom brasa ( brasil). Seu emprego foi destinado principalmente a industria têxtil voltada para o luxo.

Por causa da extração do pau brasil, a madeira de tinta, os abitantes dessa terra até hoje são denominados brasileiros, o sufixo eiro designa trabalho, ofício, então o significado se deu como  povo que extrativa o pau brasil. O correto seria chamarmos brasileses empregando a  terminação ês que se refere a originário de algum lugar por exemplo, chinês, inglês, português, entre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.