Motivo dos conflitos no Oriente Médio

Através da disputa de terras, das culturas distintas, da diferença da percepção econômica e política na região do Oriente Médio, trassava-se nesse instante uma luta e uma disputa constante entre israelenses e palestinos.

O Oriente Médio por sua vez se fazia uma grande potência por sua grande expansão na área petrolífera que se tornou sua principal economia, obtendo ainda uma rivalidade com o mundo – observando também sua desigualdade no meio social, e por parte da religião nos meios tribais e étnicos, sendo frágil em sua estrutura governamental e na atividade política islâmica.

A região do Mar Mediterrâneo

Sua região tem por referência o Mar Mediterrâneo, sua extensão abrange países da Turquia ao Egito, a Mesopotâmia – Iraque, a Jordânia, a Península Arábica, a Pérsia – Irã, e o Afeganistão. Após a Primeira Gerra Mundial essa região já se fazia a maior produtora de petróleo do mundo, por possuir o Canal se Suez que é até hoje a principal passagem dos navios petrolíferos do local. A maior influência dessa região foi sob o projeto imperialista que nesse momento se dividiria – sua maior parte – em protetorados, seus países eram nesse instante protetorados franceses pois se tonavam dominados pela Inglaterra, Líbano e Síria, obedecendo o interesse das potências e descartando o interesse religioso e étnico da sociedade.

Pós segunda guerra Mundial

Passagem do Canal de Suez  a 141 anos. Após a Segunda Guerra Mundial , quando o maior líder que se tornara presidente egípcio – Gamal Abdel Nasser –, reivindicações foram feitas através do nacionalismo pan-arabista para a volta da religião ao plano privado, fazendo-se assim que as classes médias e urbanas se aproximassem do islamismo, se afastando do nacionalismo, criando uma ideologia diferente.

Contudo, suas condições naturais não eram tão favoráveis, pois alguns de seus países dependiam do fornecimento de água de países vizinhos, a disputa pelo controle do petróleo e acabaram se envolvendo até mesmo na Proclamação do Estado da Palestina – Irã, e de Israel, fazendo com que surgissem várias guerras entre vários países, sendo as principais delas o conflito entre os árabes e israelenses, a Guerra de Suez, a Guerra de seis dias, a Independência de Israel e a Guerra do Yom Kippur.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.