Moleira de cachorro: Aberta, Tempo para fechar e cuidados

Cachorros requerem tanto cuidado quanto os bebês quando recém nascidos, porém os cuidados devem ser redobrados quando são de espécies pequenas que geralmente são mais frágeis. A  moleira,é como é chamado a região do crânio, geralmente só se fecha alguns dias após o nascimento. No caso de humanos recém nascidos é muito comum ouvimos obstetras falando sobre os cuidados que deve ter com o bebê por causa da moleira.

filhote de yorkshire recém nascido
A moleira do cão pode ser fechado em alguns dias apenas, mas em algumas espécies pode demorar alguns meses. (foto: reprodução)

Tempo de fechamento

No caso do cachorro a moleira normalmente demora de 20 à 30 dias para fechar, comumente podendo demorar até mesmo alguns meses em caso de espécies de pequeno porte como os Yorkshires que podem levar até 4 meses para terem a moleira fechada. Nestes casos não tem jeito, a única solução é o tempo e o cuidado. É comum que filhotes morram com pancadas na cabeça justamente por não terem a moleira formada.

Cuidados

Para evitar a morte ou trauma do cãozinho, é preciso ter cuidado e não deixar que ele leve pancadas na região da cabeça. É importante procurar locais abertos e sem riscos para brincar com o cãozinho. Também é bom ter cuidado na hora de escolher os filhotes, pergunte ao vendedor se os pais do filhote tiveram problema de fechamento de moleira quando filhotes,  esse fator dará uma boa margem se o filhotes pode ou não ter esse problema.

Vale lembrar que filhotes não devem ficar presos dentro de casa ou ficar por muito tempo sobre o colo, eles devem se exercitar para se fortalecerem. O recomendando e evitar pancadas, todo cachorro precisa ser bem cuidado com amor e carinho, afinal de contas eles são os melhores amigos do homem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.