Maior ilha fluvial do mundo

A maior ilha fluvial do mundo é encontrada na América do Sul, mais particularmente em terras brasileiras, no estado do Tocantins, entre os municípios de Pium, Formoso do Araguaia e a Lagoa das Confusão. É banhado pelo rio Araguaia e tem por nome ilha do Bananal.

A sua área possui cerca de 20.000 quilômetros quadrados e abriga inúmeras espécies de animais, além de sua flora e fauna serem muito ricas. A preservação dessa área é extremamente importante para a biodiversidade do ecossistema e para o equilíbrio ecológico.

Na área da ilha é possível encontrar alguns moradores indígenas que ajudam nesses processos de preservação. As principais tribos que ainda são encontradas na região são os Tapirapé, os Karajá-Javaé e os Avá-Canoeiro. 

A região é banhada por diversos rios e em conjuntura com seu clima tropical e semi-árido, consegue ser muita rica. Os principais deles são o Araguaia, o Javaés, o Urubu, o Barreiro e o Mururé.

As estações mais marcantes da ilha do Bananal são o verão e o inverno. Nos meses de verão – entre Novembro e Abril – toda a região sofre com as enchentes pois é o período onde ocorrem as chuvas – que são responsáveis pelo abastecimento de 50% dos rios – e o inverno – entre Maio e Outubro – onde ocorre a seca.

Ilha do Bananal

A ilha de Bananal é considerada como um santuário ecológico que abriga várias espécies de animais, tais como o boto, a onça pintada, o uirapuru, a tartaruga da amazônia e a garça azul. Além disso, possuí uma grande diversidade de plantas, tendo como as principais as orquídeas, a piaçava e a maçaranduba. Sua paisagem ainda possui aspecto de cerrado, com campos de varjões, matas ciliares de igapós e inúmeros tipos de vegetações.

Mesmo com tanta preocupação em relação a sua preservação, a ilha do Bananal vem passando por fases difíceis e em alguns meses do ano – principalmente na seca – esta deixando de ter um aspecto de ilha. Muitas queimadas e a destruição da natureza original do Bananal estão causando uma diminuição demasiada da biodiversidade.

A maior parte dos problemas vistos em relação as baixas dos rios da região são decorrentes da utilização das águas para irrigação de vários plantios em todas as épocas do ano, o aumento da pecuária nessa área também é um fator relevante para a ajuda da precarização da natureza original da ilha do Bananal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.