Limite da pressão arterial

A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue sobre as artérias, essa pressão se encontra acima da pressão atmosférica como forma de manter o sangue circulando normalmente. Essa pressão pode variar de acordo com o estado em que a pessoa se encontra. Por exemplo, a pressão exercida durante uma atividade física será sempre maior do que a pressão arterial de uma pessoa que estiver em repouso, não exercendo nenhuma atividade física.

pressão
Os grandes aliados contra a pressão alta são os alimentos saudáveis e os exercícios físicos moderados. (foto:reprodução)

Pressão arterial

A pressão é considerada normal quando se encontra com o máximo de 120 mmHg, mais conhecida como 12 e o minimo de 80 mmHg, mais conhecido como 8 ou seja, o famoso 12/8. Esse número se refere a duas medições importantes , o primeiro refere ao sistólico, a força de bombeamento do coração, enquanto o segundo número é o diastólico. A pressão pode ser medida na perna, abdômen e braços. A maioria das vezes a pressão é medida no braço.

Fatores de risco

A pressão é um risco constante para todos, principalmente àquelas pessoas acima dos 60 anos de idade. Mas existem vários fatores ligados  que pode provocar a alta excessiva da pressão ou a queda da mesma. Por exemplo, em pessoas brancas é mais comum o infarto miocárdio como causa da pressão alta, já em pessoas negras há maior tendência em provocar um derrame cerebral. Na maioria dos casos, o que geralmente provoca essa pressão elevada é o consumo exagerado de sal, de alimentos gordurosos, industrializados, obesidade e sedentarismo.

Problemas relacionados

A pressão alta ou também conhecida como hipertensão, pode provocar AVC ( Acidente Vascular Cerebral) infarto ou crescimento descontrolado do coração. também constam na lista os problemas renais, problemas envolvendo a circulação sanguínea, obstrução das artérias ou dos vasos cerebrais. A pressão alta se apresenta em apenas 3% das crianças e adolescentes, em geral os problemas começam aos 25 anos atingindo cerca de 20% a 30% dos adultos. Nos idosos acima de 60 anos chegam passam dos 60% é são mais comuns em homens do que em mulheres.

Como se prevenir

É importante ter uma alimentação saudável, sempre evitando o sal e outros tipos de alimentos industrializados, assados e frituras em geral. Por outro lado, as atividades físicas contribuem muito para a prevenção de várias doenças, diminui o stress e outras variantes. Caso você tenha hipertensão e esteja tomando remédios para pressão, é importante continuar tomando mesmo que os sintomas desapareçam. Lembre-se, antes de fazer exercícios, faça pelo menos 15 minutos iniciais para alongamento e aquecimento. Nos 15 minutos finais deixe para o desaquecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.