Idade Média feudalismo

O Feudalismo foi uma forma de organização social que vigorou por quase toda a Idade Média, baseava-se na relação de servidão, onde o trabalhador se torna um servo do Senhor Feudal.  Este sistema começa a se desenvolver com a ruína  do Império Romano pelas invasões barbaras e enfraquecimento econômico ainda no século V.

feudo
O Feudalismo foi uma forma de organização social e econômica que vigorou na Europa por grande parte da Idade Média.

Sociedade feudal

A sociedade feudal era composta por estamentos, classes sociais onde a mobilidade não era uma possibilidade. Segundo a maioria dos historiadores podemos dividir o povo em três camadas, o Clero, incumbido das orações; Nobres, reapossáveis pela defesa do território e os Servos, trabalhadores a base da pirâmide. Nesse sistema o rei concedia as terras para os senhores, estes os suseranos concediam partes dos seus domínios a outros senhores menos poderosos, denominados vassalos, em troca de fidelidade e auxilio militar, tudo isso era documentado em uma cerimonia de juramento. Nessa conjectura o Rei era o Suserano mais poderoso dentro do esquema de vassalagem.

Senhores Feudais

Era denominado Feudo as grandes propriedades de terra sob o poder régio do Senhor Feudal, este era a autoridade máxima dentro daquele domínio tanto política quanto jurídica. Compreendia uma unidade autossuficientes fomentada sobre  agricultura de subsistência e economia baseada no escambo. Os feudos eram subdivididos em três áreas: O manso senhorial, lócus do senhor feudal onde localizava-se o castelo; o manso servil, eram as regiões loteadas pelos servos; por último o manso comunal, que compreendia os bosques e florestas de uso comum.

Durante o Feudalismo poucos avanços foram notados em prol do aumento de produtividade, isso se deve principalmente as condições ao qual o servo era submetido, grande parte do que o trabalhador produzia ia para nas mãos dos senhores e da igreja, devidos as obrigações como Corveia, Talha e Banalidades, o excedente também acaba nas mãos dos suseranos, tudo isso desestimulou o aprimoramento de melhores técnicas de cultivo e acumulação.

A partir do século XII varias mudanças na Europa se somaram e acabaram por ruir o sistema feudal. O reaparecimento do comércio, decorrente principalmente das Cruzadas; êxodo Rural concomitante ao desenvolvimento das cidades; ascensão burguesa e maior circulação de moedas, foram fatores decisivos para uma nova ordem social mercantilista, em abandono ao sistema feudal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.