Hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos

Antes da explosão do Big-bang, especialistas diziam que não era possível ser formada vida na Terra em fator dos elementos químicos presentes na atmosfera, que proporcionavam grandes acontecimentos que nenhum ser vivo conseguiria sobreviver, tais como uma grande porcentagem de raios ultravioleta atingindo toda a superfície de forma bastante intensa, pois naqueles tempos, existia apenas o oxigênio como fator químico principal.

Após essa explosão, o contato dos raios ultravioletas com a grande quantidade de relâmpagos, se deu a formação de novos componentes orgânicos e com essa evolução, se deu a variedade de vida encontrada na Terra.

Várias reações de um gás atmosférico com outros decorrentes de acontecimentos naturais, foram formados novos tipos de gases que hoje são fundamentais para a quantidade de espécies existentes na Terra, nos ares e no mar. Os principais componentes químicos encontrados após a existência apenas do oxigênio, foram o metano, a amônia, o hidrogênio e os imensos vapores de água.

Com o passar do tempo, a junção desses elementos químicos, formaram várias moléculas, e estas se aglomeraram formando coacervados. Com isso, aparece então a primeira divisão de um núcleo de um coacervado – a divisão do DNA – formando assim a vida e a reprodução dos seres vivos.

A evolução da vida terrestre foi dita e escrita por 3 grandes cientistas, Lamark, Darwin e Mendel.

Leis de Lamark

Lamark
Lamark.

Lamark dizia que as formas de vida existentes se modificavam com o passar do tempo para garantir a sua sobrevivência e esse foi o seu principal erro, acreditar que apenas o meio ambiente trazia as modificações que apareciam nas novas formas de vida.

* Lei do uso e desuso: ele acreditava que quando as formas de vida utilizavam muito algum órgão, que ele poderia obter uma hipertrofia e quando o mesmo não era tão utilizado, que poderia ser atrofiado. 

* Lei das transmissões das características adquiridas: acreditava que as características que as formas de vida obtinham com o seu uso e desuso de tais órgãos, seria passado aos seus descendentes.

Um bom exemplo da sua teoria, era de acreditar que as girafas tinham pescoço alongado pois era a única forma que conseguia obter seu alimento no topo das árvores, mas Lamark nunca provou que qualquer girafa possa ter nascido com pescoço curto.

Darwin

Darwin
Darwin.

Darwin, depois de muitas pesquisas realizadas em várias partes do mundo, chegou a conclusão de que apenas uma espécie conseguia reproduzir várias espécies de descendentes e que apenas os mais resistentes sobreviviam a seleção natural. Assim, o surgimento e aparecimento de novas espécies, aconteciam devido a melhor adaptação de vida.

Ele afirmava ainda que as espécies que possuíam meios favoráveis de vida, conseguiam sobreviver, mas as que eram desfavoráveis, eram extintas.

Com isso, Darwin levou as pessoas a acreditarem que os genes transmitidos de espécies para seus descendentes era o principal fator das mutações existentes e por causa disso surgiam novas formas de vida.

Mendel

Mendel.
Mendel.

Mendel, após vários estudos conseguiu provar os conceitos de genes, variações genéticas, mutações e recombinações genéticas, se baseando no DNA humano.

A variedade genética, era então vista por ele, decorrente das recombinações genéticas e das mutações, fazendo assim com que ocorresse a diminuição da seleção natural, pois assim, só seriam extintas as formas de vida quando a sua variedade fosse desfavorável ao meio ambiente.

Ele também comprovou algumas mutações devido as ações descobertas pelo homem, tais como a radioatividade, o raio-x, o ácido-nitroso e o SLD.

As razões de novas formas de vida, foram analisadas e descritas como adaptações convergentes, pois nem sempre espécies parecidas eram indicadas como parentes evolutivos.

As principais provas de formas de vida em evolução, são os fósseis e os órgãos vestigiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.