Habilidades e competências para o enem

As competências são um conjunto de habilidades de raciocínio que o aluno tem que mostrar na hora da prova, são cobradas matérias ministradas no colégio e atualidades do mundo. Dividido em dois dias que abrangem questões de conhecimentos em matemática, física, química, biologia, português, literatura, história, geografia, sociologia, filosofia, língua estrangeira – com opção de escolha – e redação.Gabarito Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é utilizado como vestibular para direcionar alunos para Universidade. Tem por obrigação a responsabilidade de total sigilo em sua elaboração de provas, cuidados para que não vazem nenhum gabarito, fiscalizar se não há cola em sala de prova, fornecer todas as informações sobre as datas de inscrições e divulgações de gabaritos e notas, fazer o edital e seguir suas orientações, disciplinas e assuntos cobrados na prova para que nenhum aluno saia prejudicado e fazer a correção dos resultados das provas e das redações.

No primeiro dia de prova, o Enem aplica uma prova com 45 questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. As principais habilidades exigidas nesse dia são interpretação, boa analise dos fatos, boa comparação de argumentos, reconhecimento da dinamização, associar soluções de problemas, dimensionar circuitos, identificar etapas, selecionar critérios e fazer uma ótima leitura, relendo toda a Sala de prova Enemquestão no caso de duvida para melhor reconhecimento de informações.

No segundo dia, são 45 perguntas de Matemática e suas Tecnologias, 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redaçãoque possui caráter muito importante no resultado final da prova. Sua maior competência visa a resolução de problemas e a interpretação, o aluno deve ter boa memória e usar o raciocínio lógico, saber compreender as questões e saber usar fórmulas para utilizar em seus cálculos, ter um bom reconhecimento de figuras e saber interpretar desenhos e situações. Na redação, além de boa habilidade na escrita, o candidato deve possuir um bom esquema de palavras, procurando não errar ao escrever, respeitando as regras de uma boa redação, acatando o tema referido pela banca da prova e desenvolver o conteúdo com clareza e coerência, tendo também uma boa base de gramática, sintaxe, semântica e morfologia.

Os melhores métodos para que o candidato pode usar para aplicar suas habilidades, é estudando, em cursinhos, no colégio, em casa ou fazendo um grupo de estudos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.