Fc Noticias » Novidades » Gavião de pescoço branco

Gavião de pescoço branco

O gavião de pescoço branco é um ave que já se encontra em estado crítico de extinção, conheça mais sobre essa ave rara que possui uma beleza peculiar.

     

O Gavião de pescoço branco ou Dente fino de Forbes, é uma espécie de gavião extremamente rara que já se encontra em perigo crítico de extinção. A ave foi descoberta em 1880 em Pernambuco e coletada pelo britânico William Alexander Forbes, para ser levada ao British Museum of Natural History, Tring (BMNH) na Inglaterra. Posteriormente, um casal adulto da espécie foi coletado para ser levado ao Museu Nacional do Rio de Janeiro.

gavião de pescoço branco

Gavião de pescoço branco
(Foto: Reprodução)

Por muito tempo a ave foi reconhecida como uma variação do Gavião de cabeça cinza, até ser descrita como uma espécie independente em 1922, apesar disso muitos autores ainda discordam dessa opinião, entretanto foi reconhecida em 2006 pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) como um taxón  independente.

A população atual de exemplares dessa espécie são de 50 aves, a mesma mantém algumas características distintas como a cabeça cinza, pescoço branco, asas e rabo com penas pretas. A ave adulta mede cerca de 50 cm, possui hábitos diurnos e passa a maior parte do tempo em regiões litorâneas. A dieta deste animal é baseada em pequenos insetos, ovos de invertebrados e até mesmo pequenas cobras e lagartos.

O Gavião de pescoço branco é uma espécime endêmica, portanto só habita uma certa região. Até agora só foi localizada no nordeste brasileiro, com concentração nos estados de Pernambuco e Alagoas. Pelo fato de ser um animal muito raro, ainda há poucos estudos sobre os hábitos dessa ave.  

Textos Relacionados:


Quer comentar ?