Flebite em cães

A flebite é uma doença que atinge as artérias superficiais do corpo. Ela é causada, na maioria das vezes, em decorrência de uma trombose ou  infecção. A forma mais comum dessa enfermidade é a tromboflebite venosa superficial, que normalmente atinge somente uma área do corpo.

Essa doença pode ser causada em cães e gatos e é provocada na maior parte dos casos por infecções bacterianas, devido a organismos patogênicos e toxinas encontradas nos tecidos ou no sangue. Existe também as obstruções, onde os trombos ou os coágulos migram para outros vasos sanguíneos do corpo.

Sintomas

Se dois desses sintomas forem constatados no cão, é essencial que ele seja levado ao veterinário para que o diagnóstico seja realizado. Quanto mais cedo a doença for descoberta, as chances de cura são maiores.

Cachorro
flebite em cães é uma doença que atinge as artérias superficiais do corpo. Ela é causada, na maioria das vezes, em decorrência de uma trombose ou infecção. (foto:reprodução)

* Inflamação localizada;

* Inchaço;

* Dor;

* Calor na área afetada;

* Vermelhidão na pele;

* Vasos sanguíneos endurecidos;

* Inquietação do animal.

Tratamento

Caso o veterinário afirme que há qualquer infecção no cão, antibióticos serão destinados para uso. O remédio irá tratar tanto a área do corpo afetado e também irá eliminar os contaminantes que estão por trás dessa infecção. Outros medicamentos poderão ser indicados para o alívio dos sintomas e desconfortos da doença do animal.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a doença é estar sempre atento à saúde do cão e cuidar muito bem dela. Os cateteres mal cuidados é uma das principais causas da flebite. Eles devem ser limpos com antimicrobianos e tratados com pomadas antimicrobianas. Pensos esterilizados também devem ser utilizados. Os cateteres mais indicados para uso são os de longa duração, já os de curto prazo devem ser trocados a cada 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.