Família Real Brasileira

A Família Real do Brasil deu início quando o país ainda era colônia europeia, isso em 1808, quando houve a transferência da Família Real de Portugal para o país. A descendência vem diretamente da Casa de Bragança, a partir da comunhão das casas de Bourbon e Habsburgo, a corte em tão foi instalada na cidade do Rio de Janeiro

A fundação se deu por D. Pedro de Alcântara de Bragança, denominado Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, além de ser também o Príncipe Regente do Brasil. Logo a casa imperial brasileira que era soberana seria desestabilizada após a proclamação da independência do território brasileiro.

Realeza de portugal
Família Real no período Brasil Colônia.

O último reinado ocorrente no Brasil foi o de D. Pedro II, filho mais novo do Imperador D. Pedro I, nascido no Rio de Janeiro, se manteve no império entre os anos de 1841 e 1891, até que esse sistema de administração foi tombada por terra. O feito foi realizado por Marechal Deodoro da Fonseca, que transformou o país em República se tornando o primeiro presidente do Brasil.

O seu governo durou até o ano de que governou o país 23 de novembro de 1891. Viveu em função da libertação dos escravos e fim da monarquia dos portugueses, até derrubar o poder imperialista e estabelecer a República Federativa do Brasil, mais propriamente no dia de 15 de novembro de 1889.

A denominação de indivíduo membro da família imperial brasileira acontecia a partir dos parentes mais próximos do imperador, seguindo a tradição das monarquias ibéricas. Somente são destituídos aqueles integrantes que por algum motivo renunciaram a seus direitos dinásticos. A família real brasileira foi perdendo prestígio ao longo dos anos devido a mudança governamental, mas ainda dispõe de alguns privilégios.

Mesmo não possuindo nenhum poder sobre o país, isso a quase 120 anos, são abarcados de alguns bens e benefícios. Na cidade de Petrópolis, por exemplo, cidade a 60 quilômetros do Rio de Janeiro, os descendentes do império de D. João VI recebem o laudêmio, um tipo de taxa a cerca da venda de todos os imóveis localizados no histórico da cidade.

Realeza do Brasil atual
Família Real Brasileira

Atualmente Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe D. Luiz de Orleans e Bragança, tem posse de Chefe da Casa Imperial do Brasil, por ser o primogênito e herdeiro dinástico do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, falecido em 1981, neto de Dom Luiz de Orleans e Bragança e bisneto da Princesa Isabel, a Redentora da Lei Áurea e ainda trineto do Imperador Dom Pedro II.

O site oficial http://www.monarquia.org.br, está transcrita todas as informações sobre a Família Real Brasileira. Todos os membros, suas respectivas nomeações, e até mesmo a história do Brasil colônia es tão contidas nesse portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.