Etapas do desenvolvimento da catapora no corpo humano

A catapora é uma das enfermidades mais comuns do organismo humano e bastante conhecida por toda a sociedade. Sua apresentação quase sempre se manifesta nos indivíduos quando ainda estão no período da infância – até os 10 anos -, mas também pode se desenvolver em outras faixas etárias.

Segundo análises profissionais da área da saúde, essa patologia é provocada pelo vírus herpes zoster, podendo ser denominada pelos médicos como varicela. Seu poder de transmissão é muito potente e para quem ainda tem dúvidas, essa virose pode vir a se demonstrar mais de uma vez na mesma pessoa.

Etapas e sintomas

Esse distúrbio infeccioso se propaga na estrutura corporal através de três etapas, como a aparição de vermelhidão da pele, bolhas com líquidos e descamações com crostas. O período de transmissão se inicia entre 24 a 48 horas antes do surgimento dessas lesões.

Etapas do desenvolvimento da catapora no corpo humano
Crianças menores de dez anos são vulneráveis a catapora.
(Foto: Reprodução)

Em alguns quadros, a catapora se reproduz primeiro na parte interna do corpo e posteriormente na externa, fazendo com que os sintomas visíveis demorem mais para aparecer e sejam ainda mais intensos. Outros desconfortos que também estão inseridos nesses casos são a coceira, irritação da pele, infecções, tontura, enjoo, tosse, vômito, fraqueza, perda de apetite e de peso, cansaço, febre, mal-estar.

Transmissão

O contágio da varicela é efetuado através da via respiratória, do contato aéreo ou manipulação direta com as lesões – porque o líquido das erupções estão cheiros de vírus e a propagação desse micro-organismo é muito intensificada na maioria dos meios.

Ajuda médica

Logo que os sintomas e desconfortos se manifestarem a ajuda médica deverá ser procurada, para que o diagnóstico seja dinamizado precocemente, diminuindo os danos da doença no organismo.

Tratamento

Os métodos de tratamento associados para a contenção dos incômodos e eliminação do vírus são o repouso, consumo de elevados níveis de água e alimentos de fácil deglutição, uso de medicamentos orais e pomadas.

Alerta

A varicela, quando não tratada, pode provocar sérias complicações, como edema cerebral, falta de ar, perda da coordenação motora, encefalite, pneumonia, miocardite, taquicardia, rigidez da musculatura, Síndrome de Reye.

Recomendações

» Tome todas as vacinas do cartãozinho de saúde, respeitando as suas datas e campanhas;

» Procure manter as unhas curtas e utilizar luvas para não ficar coçando as lesões, isso evitará a propiciação de feridas e inflamações;

» Tome banhos mornos entre 2 à 3 vezes por dia, para equilibrar a temperatura corporal, deixar a musculatura mais relaxada e diminuir a febre;

» Se alimente de maneira correta;

» Tenha bastante cuidado ao se ensaboar, pentear os cabelos, vestir roupas e tocar nas bolhas, para que elas não estourem.

Aviso!

O contexto acima se trata de uma fonte de pesquisa. Para saber mais sobre o assunto, busque ajuda de um profissional da área da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.